Desde o início do concurso no segundo semestre do ano passado, a merendeira Jucélia Alves Boneta, do CEIM Restinga, acreditou na sua receita de nhoque de abóbora, a qual inscreveu para o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, organizado pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE). Foram meses de expectativa até a grande final que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Ministério da Educação, em Brasília. Na semana antes da grande final, Jucélia e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Kundlatsch, participaram de cursos com profissionais, com os quais puderam aprimorar seus conhecimentos sobre alimentação escolar.
O CONCURSO
A primeira edição do concurso reuniu mais de duas mil inscrições de todos os estados do país. Desde receitas como a do nhoque de abóbora da Jucélia a pratos como abará de carne moída com aipim, as merendeiras do Pará, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul preparam suas receitas para degustação dos jurados. Dentre todas, as cinco receitas mais saborosas e criativas – uma de cada região do país – foram apresentadas ao público na cerimônia de premiação, que contou com a presença do secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, que representou o ministro Aloizio Mercadante. As criadoras das receitas vencedoras levaram um prêmio de R$ 5 mil e uma viagem internacional, com direito a acompanhante.
ORGULHO MAFRESENSE
O prefeito Wellington Bielecki reconhece o trabalho de toda equipe da Educação envolvida e parabeniza a merendeira pela participação. “Acompanhamos a sua trajetória desde o início e vimos o galgar do sonho em cada etapa. Ficamos orgulhosos em termos a Jucélia como um exemplo de criatividade e perseverança. Parabéns!”, concluiu Bielecki.