A cheia do rio Negro preocupa a população, assim como a Prefeitura e a Defesa Civil de Rio Negro, que estão em estado de vigília e monitoramento para garantir a segurança dos cidadãos.
Uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira no gabinete do prefeito James Karson Valério, que é o atual presidente da Defesa Civil do município de Rio Negro, para definir estratégias de acordo com o grau de enfrentamento, seguindo os protocolos definidos no plano de contingência que é mantido e atualizado sempre que necessário.
Já há, por exemplo, um local definido para acolher as famílias que eventualmente podem ficar desabrigadas. A Prefeitura também utiliza os meios tecnológicos para verificar quais regiões podem sofrer com as inundações para que as famílias sejam avisadas com antecedência, com tempo suficiente para preservar a segurança das pessoas e também dos bens materiais que são retirados com o auxílio do Exército e voluntários.
Devido à legislação eleitoral, a comunicação da Prefeitura está limitada atualmente, mas as informações essenciais e/ou emergenciais sobre a cheia do rio Negro serão mantidas no portal oficial do município (www.rionegro.pr.gov.br) e também serão divulgadas ao público pela imprensa local, que colabora voluntariamente com a propagação dos alertas à população.
De acordo com o monitoramento hidrológico da Copel, às 11h desta segunda-feira (15/07/2024) o nível do rio Negro registrado foi de 6,23 metros. Em Rio Negro o limite entre enchente e inundação é de 6,90 metros.
É importante que a população que vive próxima ao rio Negro acompanhe a evolução da situação. É possível acompanhar o nível do rio através do site da Prefeitura: https://rionegro.atende.net/cidadao/pagina/monitoramento-do-rio-negro. As informações são atualizadas a cada hora pelo sistema de monitoramento hidrológico da Copel.
Para esta segunda-feira há previsão de 8 mm de chuva, bem como para a terça-feira, segundo o site Climatempo. Felizmente não há previsão de chuva volumosa para esta semana, mas o nível do rio pode continuar subindo por um tempo, por isso é preciso ficar em alerta.
Em caso de emergência o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número de WhatsApp: (47) 9 9171-1778. Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.