Nesta segunda-feira (09), foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná a cerimônia de diplomação do prefeito e vereadores eleitos de Rio Negro, Campo do Tenente e Quitandinha.
O evento ocorreu no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral com a presença de autoridades, convidados e familiares e amigos dos diplomados.
Alessandro Cristian von Linsingen foi eleito prefeito de Rio Negro com 45,74% (8.069 votos). Marcelo Wotroba foi eleito como vice-prefeito.
Vereadores eleitos (nomes utilizados nas urnas) em Rio Negro:
- Neusa Swarowski – 632 votos
- Felipe Stafin Mini – 533 votos
- Joao Alves – Joao Peludo – 486 votos
- Geovane Canal C – 442 votos
- Elcio Colaço – 416 votos
- Maria Celia Conte – 358 votos
- Landivo Assistente Social – 355 votos
- Odair Chiquinho – 342 votos
- Isabel Cristina Grossl – 324 votos
- Chiquinho Veiga – 317 votos
- Milene Stall – 274 votos
A diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes. Isso só ocorre após a totalização dos votos e a verificação das pessoas eleitas e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. A partir da diplomação, os eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos.
Há diferença entre as cerimônias de diplomação e a posse dos candidatos eleitos. Primeiro é feita a entrega dos diplomas pela justiça eleitoral, que geralmente ocorre em dezembro, sendo a última fase do processo eleitoral. Já a posse, que ocorre no dia 01 de janeiro, é o momento em que se inicia o mandato polÃtico dos eleitos.