Carne produzida em Rio Negro se destaca pela qualidade em festival nacional

Por Assessoria - 16/12/2024

A qualidade da carne que é produzida em Rio Negro está ganhando cada vez mais destaque a nível nacional. Ela já é comercializada em uma das cidades mais visitadas do Brasil, fazendo com que turistas do mundo todo conheçam a qualidade do produto que é criado aqui.

Recentemente foi realizado o 1º Festival Nacional do Porco Moura em Foz do Iguaçu-PR. O evento teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, já que a gastronomia tem grande importância para o desenvolvimento do turismo.

A carne que foi servida no festival foi produzida em Rio Negro por Dyego Henrique Schelbauer (@schweinefarmporcomoura) e recebeu elogios do público e de autoridades presentes, como o secretário de estado do turismo Marcio Nunes.

O empreendedor Dyego atua com a criação de porcos da raça Moura com foco na produção sustentável e no bem estar animal. Dyego também é vice-presidente da Associação Paranaense de Criadores de Porcos Moura e faz parte do Projeto Porco Moura (projeto de pesquisa da UFPR), que reúne criadores, processadores e apoiadores de sistemas não intensivos de criação de porcos crioulos.

Aproximadamente 500 pessoas participaram do festival. Dyego, que já vende a carne de Porco Moura desde 2019 para uma boutique de carnes e dois restaurantes de Foz do Iguaçu, ressaltou a importância da sua participação no evento: “Para mim foi a realização de um sonho ver todo mundo admirado com a qualidade da carne. Toda a carne que foi servida no festival foi produzida por mim aqui em Rio Negro. É muito gratificante poder produzir e saber que ela chega até lá em Foz, a segunda cidade mais visitada do paísâ€.

Os participantes do festival tiveram à disposição uma “explosão de saboresâ€. Foi possível encontrar diversas estações com receitas variadas do Porco Moura e uma estação com opções de defumados bovinos e frango. O evento também teve atrações regionais e shows musicais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

SAIBA MAIS

O modo de criação extensivo do Porco Moura (solto em pastagem e floresta nativa) ou semiextensivo, com alimentação baseada em alimentos nativos (frutas, pinhão, mandioca, batatas e outros tubérculos) dá à carne um sabor específico e marmoreio (gordura entremeada nas fibras) que vem sendo bastante valorizado. A excelência da carne é comparada a raças ibéricas, como o Alentejano e o Pata Negra, pois são todas da mesma origem genética que o Moura.

Com peso adulto de até 300 quilos, o Porco Moura é uma das maiores raças em tamanho no Brasil. Tem pelagem escura entremeada de pelos claros (chamado também de tordilho ou gris), com um típico padrão “rajado†e uma estrela na testa que lhe dá nome em algumas regiões. Há diversos chefs de cozinha e movimentos organizados em torno do resgate da raça para culinária, assim como charcutarias e salumerias especializadas, nos três estados do sul, que estão elaborando produtos de qualidade comparável aos valorizados produtos italianos e espanhóis.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.