Na manhã do dia 11 de fevereiro, no salão da escola Barão de Antonina, em Mafra, foi realizada a reunião de trabalho com os diretores das escolas estaduais dos municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo, todos atendidos pela Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra. O evento, promovido pela gerência de Educação, contou com a presença do secretario executivo da ADR, da gerente de Educação, Eliane Hübl, do gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, Nelson Bogo, além de outros servidores da agência.
Na abertura do evento, Abel Schroeder saudou a todos os diretores e assessores presentes e enfatizou três temas importantes. O primeiro relacionado à transição de Secretaria de Desenvolvimento Regional para Agência de Desenvolvimento Regional, marcando uma nova etapa na forma descentralizada de governar Santa Catarina, capaz de garantir mais eficiência e eficácia nos trabalhos realizados. O segundo tema abordado foi o processo de austeridade que o governo do estado vem adotando para que Santa Catarina possa contornar a crise em que o país se encontra. Abel citou que a conduta vai exigir de todos os setores do Governo, inclusive das escolas da rede estadual, muita determinação e comprometimento para que mais ações possam ser realizadas com menos recursos. Por fim, o secretário executivo da ADR Mafra enfatizou que a reunião marcou o início de uma nova era e de uma nova experiência para todo o estado, onde os diretores, agora eleitos pela comunidade escolar, vão passar a exercer suas funções contando com o respaldo democrático e com a responsabilidade decorrente deste processo, nunca esquecendo de que fazem parte de um todo, que é o governo do estado.
Em seguida foram apresentadas palestras técnicas que abordaram questões de ordem administrativa, como o calendário escolar, a merenda, os processos internos e as normas de conduta e de relacionamento. Tudo bem explicado e alinhado para que o ano letivo na rede estadual possa iniciar de forma coesa e eficiente em toda a região.