Cachorros estão sendo envenenados no bairro Vila Ivete e situação preocupa moradores

Por Gazeta de Riomafra - 29/02/2016

Cachorros estão sendo envenenados no bairro Vila Ivete e situação preocupa moradores (2)

O jornal Gazeta de Riomafra recebeu na última semana uma denúncia de maus tratos a animais no bairro Vila Ivete. Segundo informações de um morador, estão envenenando cães que caminham pelas ruas e até mesmo os que estão cercados nas residências.

Ele relata que os animais estão sendo encontrados mortos e são enterrados pelos moradores que os encontram, já que o odor é forte e incomoda a população. Em apenas uma semana, foram encontrados aproximadamente 10 cães no bairro, onde foram enterrados seis pelo denunciante. “Com certeza é alguém que chegou morar a pouco tempo, pois o pessoal mais velho ali, já está acostumado com os cachorros na rua e não se incomodam também. Deve ser algum morador novo que provavelmente os cachorros mataram algum animal dele o deixando bravo com isso” – supõe o morador.

Há relatos também de que animais que estão dentro das residências também estão sendo envenenados, onde um morador do bairro quase perdeu dois dos seus cães, conseguindo-os salvar por ter medicado os mesmos há tempo.

A lei federal estabelece medidas de proteção aos animais, ficando expressamente proibido qualquer pessoa cometer o crime, estando previsto que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, terá como pena, detenção, de três meses a um ano, e multa, sendo aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Câmara de Vereadores e Prefeitura para verificar as leis municipais e medidas que serão tomadas neste caso, mas até a publicação desta matéria não obtivemos resposta. Também tentamos conversar com o abrigo Cão Fiel, onde não conseguimos contato.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

É possível denunciar também ao órgão público competente do município, para o setor que responde aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus tratos pode utilizar a lei estadual ou ainda recorrer à Lei Federal.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. ALGUEM DA VIGILANCIA SANITARIA(FISCAIS) JA PASSARAM NAS CASAS QUE VENDEM PRODUTOS AGROPECUARIO PARA FAZER UMA FISCALIZAÇAO?A POLICIA PODIA FAZER ISTO NHE .O PROBLEMA NAO E PEGAR O COVARDAO E SIM QUEM VENDE ESTES VENENOS AS ESCONDIDAS .ENQUANTO NAO HAVER FISCALIZAÇAO DE SURPRESA NOS ESTABELECIMENTOS ESTA COVARDIA VAI CONTINUAR ACONTECENDO .TEM CHUNBINHO SIM.MAS ENQUANTO NAO MATAREM UMA CRIANÇA AS AUTORIDADES NAO VAO FAZER NADA .ESTA E A TERRIVEL IGNORANCIA DO BRASILEIRO .SO FAZEM ALGUMA COISA DEPOIS QUE ACONTECE UMA TRAGEDIA.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.