O município de Mafra sediará uma unidade regional do Laboratório Central de Santa Catarina – LACEN, que atenderá 13 municípios do planalto norte catarinense, na realização de exames especializados, que hoje devem ser enviados para Florianópolis. A confirmação foi dada na tarde da última quarta-feira, 24, pelo diretor do LACEN, Winston Luiz Zomkowski quando visitou e aprovou o local destinado, para sua instalação, pelo município, anexo a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no Jardim América. “O espaço é muito bom e bem localizado”, explicou Zomkowski, que está há mais de 14 anos tentando trazer essa unidade para Mafra, que já viu frustrada por duas vezes essas tentativas. A visita foi acompanhada pela gerente regional de Saúde da ADR Mafra, Tailine Fernandes Ribas, em parceria com a secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, que receberam a planta arquitetônica do laboratório, para adequação.
Mafra será o 6º município a ser contemplado com a rede LACEN, com a descentralização que vem sendo feita pelo estado. A mudança vai gerar economia para Mafra e para os demais municípios que diariamente enviam os exames para a capital catarinense, bem como agilidade nos resultados. Segundo informações da Secretaria de Saúde, Mafra gasta anualmente em média R$ 516 mil com a realização dos exames especializados. Além disso, os custos para encaminhamento de outros exames cuja material á adquirido pela Prefeitura e que posteriormente serão efetuados no laboratório regional. Explicou também que esses custos devem levar em consideração também os gastos com motorista, veículo, combustível, diária e outros assumidos pelo município para que a população possa ter acesso a esses exames.
Conquista
A conquista de Mafra foi destacada pelo prefeito Wellington Bielecki que deu total apoio para a vinda da regional e ainda empenhou-se junto aos órgãos competentes do estado para a sua efetiva concretização. “Essa conquista representa muito para Mafra, não somente em termos de economia e agilidade, o que por si só já é muito importante”. Ele completou afirmando que “Mafra volta a ocupar lugar de destaque na região, perdida pela falta de representatividade política vivenciada ao longo dos últimos anos”.
Para a gerente regional de saúde, Tailine Fernandes Ribas “esse é um sonho que se realiza”. Ela explicou que a vinda de um laboratório regional para Mafra é fruto da parceria entre o estado e o município, que juntos não mediram esforços para sua concretização.
LACEN
Para a instalação do LACEN regional o município deverá fazer a secção de uso do local para o estado, que ficará responsável pela adequação do espaço, aquisição dos equipamentos e manutenção dos funcionários, sendo três bioquímicos, três técnicos de laboratório e dois administrativos.