Aconteceu neste último final de semana em Itaiópolis, o 1º Circuito dos Imigrantes, nas categorias pró-45 km e light-26 km, através da iniciativa do Clube de Ciclismo Ita Rower, o qual é composto por vinte integrantes e também ao apoio da Associação Cultural Polonesa com quinze representantes.
O cicloturismo vem sendo uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo e vem crescendo de maneira muito forte em Santa Catarina. Além disso, o conhecimento que se adquire da cultura e costumes das cidades visitadas são de grande interesse aos participantes, pois é uma modalidade de viagem turística usando a bicicleta como meio de transporte, geralmente em estradas secundárias e caminhos de interior.
Uma das maiores culturas polonesas da região, a casa Polaski, a qual foi restaurada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abriu suas “portas” com a “Bodega da casa Polaski”, no ultimo dia 05, oferecendo aperitivos típicos de sua cultura além de serviços de bar.
No último dia 06 domingo, aproximadamente 130 ciclistas vindos de Canoinhas, Mafra, Joinville, Três Barras, Quatro Barras, São Bento do Sul, Papanduva, Rio Negro, Rio Negrinho e Curitiba percorreram o circuito pró e light, dividido em duas categorias, os quais tiveram a largada em frente à igreja Snata Estanislau. Foram cerca de 46km percorridos, passando pelas comunidades São João, São Pedro Velho, Iracema, Xavier da Silva e Serzedelo, com a chegada à casa Polaski.
O evento proporcionou aos participantes as belezas naturais, tradições culturais, gastronomia, artesanato, parte da história do município, contribuindo ainda para o fortalecimento da economia, além dos pratos típicos oferecidos na chegada.