No último dia 11 de março (sexta feira), o EMATER de Campo do Tenente em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretária de Agricultura e do Departamento Rodoviário, promoveu uma excursão a Ponta Grossa com 45 participantes, entre agricultores, jovens agricultores, Técnicos e representante da Secretária Municipal de Agricultura. O objetivo da excursão foi a participação da 17ª Semana de Campo sobre as culturas de feijão e milho, evento promovido pelo PROJETO CENTRO SUL de FEIJÃO/ MILHO.
Os agricultores foram conhecer as últimas novidades tecnológicas desenvolvidas para essas duas culturas, como sementes geneticamente melhoradas, práticas de controle de pragas e ervas invasoras, soluções para a realização do plantio direto com qualidade e iniciativas de boas práticas capazes de contribuir com a realização de uma agricultura mais sustentável.
O milho e o feijão são culturas tradicionais no município de Campo do Tenente, embora venha diminuindo a área em virtude dos preços. Nas últimas décadas, na média, as duas atividades apresentaram boa evolução tecnológica no município, com aumento de produtividade e produção. No entanto, experiências da pesquisa oficial mostram que existe muito espaço para avançar, com resultados que levam ao aumento do rendimento das lavouras e, principalmente, da renda do produtor.
É com base neste diagnóstico que a Emater, com organizações parceiras, trabalha no projeto Grãos para o Centro-Sul do estado, atendendo produtores de milho e feijão. Ação essa, que completa cinco anos no município e na última safra envolveu o atendimento direto a quase 80 famílias.
Para atingir o objetivo, o Emater utiliza metodologia especial da extensão rural. Seleciona na comunidade agricultores colaboradores. Eles cedem as suas propriedades para a implantação de unidades demonstrativas de feijão e milho que será conduzida com tecnologia fornecida pela pesquisa. Durante a fase de desenvolvimento, essas mesmas lavouras são usadas pelos técnicos para reunir outros produtores vizinhos. Em reuniões práticas ou dias de campo, todos podem conferir na prática, então, o resultado da aplicação de cada tecnologia. Foram instaladas em Campo do Tenente na safra 2015/2016 seis (6) unidades com essas características. De acordo com os participantes “esses eventos são ótimos, pois permitem aos agricultores, estarem atualizados com as novas tecnologias de produção através dos pesquisadores”.