Mais do que uma necessidade, os sapatos ganharam o status de cobiçado acessório. E o melhor disso é que tem modelos para todos os bolsos.
Na verdade, os sapatos sempre foram o objeto de desejo das mulheres. Alguns homens (maridos, principalmente) dizem não entender porque suas companheiras precisam de tantos sapatos, mas quem é mulher sabe muito bem o porquê desta necessidade de ter vários modelos, cada qual para uma ocasião; tem os de festa, os do dia a dia, os da ginástica e caminhada, os que combinam com jeans, os que combinam com saias longas, os que combinam com a minissaia etc etc.
O fato é que cento e dez entre cem mulheres adoram sapatos. E vamos combinar que a indústria especializada no assunto tem caprichado nos modelos e as opções são inúmeras. Aqueles de saltos altos são o objeto do desejo de todas, são sinônimos de elegância, sensualidade e “poderâ€.
Mas (tinha que ter um “masâ€!), a escolha de modelos inadequados coloca em risco a saúde porque pode ocasionar lesões e deformidades.
Especialistas em Ortopedia contam que as dores, lesões e deformidades são exemplos dos inúmeros transtornos que uma pessoa pode enfrentar ao fazer a escolha errada do calçado. Os primeiros sintomas são a formação de bolhas e calos, principalmente nos dedos e no calcanhar; tem ainda a dor na face plantar do pé, o desconforto ao caminhar e o grande alÃvio ao retirar o sapato. Ao insistir no modelo inadequado, a pessoa pode enfrentar a formação de neuromas, calosidade nas regiões interdigitais e plantares, acentuação e desenvolvimento de joanete e fascite plantar, o temido esporão de calcâneo. Todos inimigos da beleza dos pés, além de tudo.
Um dos equÃvocos mais comuns na compra dos calçados é a escolha de um sapato apertado, com a expectativa de que ele vá “folgar” com o uso. No ato da compra, é preciso que exista espaço entre o dedo maior e a ponta do calçado. Além disso, é fundamental evitar calçados que comprimam a região dos metatarsos (parte mediana do pé). É preciso testar o sapato para verificar se está confortável e bem adaptado ao pé.
É bom saber: o pé se modifica com o passar do tempo e tende a aumentar com a idade. E mais, normalmente, ao final do dia verifica-se certo inchaço, por isso fique atento ao horário em que for comprar os seus calçados.  Ao testar o modelo, verifique se os dedos movem-se livremente dentro do calçado. Para quem é atleta, é bom optar pelo formato de tênis ideal para a modalidade praticada. O tênis de corrida, por exemplo, deve apresentar algum sistema de absorção de impacto. Já aqueles destinados ao basquete contam com solado mais firme para garantir a estabilidade e sistema de proteção para reduzir risco de entorse de tornozelo, e assim por diante.
Entre homens e mulheres, quem mais sofre com a escolha errada do sapato são elas, já que muitas não abrem mão do salto alto. Nesse caso, a dica é não abusar. O segredo é evitar usá-los por muitas horas seguidas. Vale lembrar que a busca pela elegância não deve colocar em risco a saúde.
NotÃcia boa. As pesquisas para melhorar o conforto dos pés dentro de sapatos com saltos altos evoluÃram. Atualmente, é possÃvel encontrar calçados cujos saltos estão posicionados de modo a dar mais conforto ao calcanhar. Outra boa opção são as plataformas que garantem mais estabilidade aos pés, mas mesmo assim fique atenta para os modelos muito altos que geralmente são mais estreitos e assim não dão tanta estabilidade ao andar.
Outra notÃcia boa é que as sapatilhas e as rasteirinhas estão na moda. Um modelo mais lindo do que outro. Em alta principalmente aqueles com adereços em pedrarias coloridas, sendo que o dourado e tons afins continuam em alta. Outra “queridinha†é a sapatilha de bico fino. Ela alonga as pernas.
Em tempos de temperaturas mais baixas, as sapatilhas vão bem com a maioria das peças do vestuário. Daà pode usar e abusar sem medo de ser deselegante. Os pés agradecem.