Servidores dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, estão reunidos na sede da entidade, em Mafra, para o curso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontece nesta segunda (04) e terça-feira (05).
O curso é destinado a servidores da coordenação, técnicos de referência dos CRAS, orientadores sociais e facilitadores de oficinas/grupos que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV.
O objetivo do curso, ministrado pela assistente social Maria Dolores Pelisão Tomé, especialista em violência doméstica contra criança e adolescentes é a atualização de equipes de profissionais que organizam a oferta do SCFV para melhor atuarem juntos aos usuários do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, na perspectiva do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Demais municípios
Além de Mafra, também participaram do curso profissionais que atuam na Assistência Social nos municípios de Major Vieira, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Papanduva, Frei Rogério, Fraiburgo, Governador Celso Ramos, São José do Cedro, Canoinhas, Macieira, Timbo Grande, Rio Negrinho, Timbó e Ouro, além de Mafra.
Programação
Durante o curso os participantes vão debater sobre o SUAS: proteção social básica e especial; tipificação nacional; Centro de Referência da Assistência Social- CRAS: trabalho social com famílias, território, vulnerabilidade social, matricialidade sócio-familiar e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Também serão tratados perfil e atribuições das equipes técnicas responsáveis pelo planejamento das ações socioeducativas; organização dos grupos/atividades e o local para atender/acompanhar os usuários; a ação socioeducativa: criança de 0 até 6 anos de idade; crianças e adolescentes de 6ª a 15 anos; adolescentes 15 a 17 anos; grupo de idosos; planejamento de atividades, organização e preparação do material de ações socioeducativas no SUAS, entre outros.
A programação do curso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi o seguinte:
Módulo I
O SUAS: Proteção Social Básica e Especial;
Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistenciais;
Centro de Referencia da Assistência Social- CRAS:
Trabalho Social com Famílias, Território, Vulnerabilidade Social;
Matricialidade sóciofamiliar e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários.
Módulo II
Público Prioritário, perfil do usuário do SCFV, e a equipe técnica.
Perfil e atribuições das equipes técnicas responsáveis pelo planejamento das ações socioeducativas;
Organização dos grupos/atividades e o local para atender/acompanhar os usuários.
Módulo III
A ação socioeducativa:
Criança de 0 até 6 anos de idade;
Crianças e adolescentes de 6ª a 15 anos;
Adolescentes 15 a 17 anos;
Grupo de Idosos / Terceira Idade.
Módulo IV
Planejamento de atividades – Metodologia;
Oficina/grupo de planejamento e elaboração de ações socioeducativas;
Organização e preparação do material de ações socioeducativas no SUAS.