Acontece neste sábado, 09, o Dia D de Combate à Dengue, uma ação que encerra toda a campanha desenvolvida pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, de “Guerra contra o Aedes aegypti” mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Hoje as Estratégias Saúde da Família, através das agentes Comunitárias de Saúde e Agentes do Programa de Controle da Dengue, enfermeiros, coordenadores e apoiadores da ação, como acadêmicos e alunos voluntários, visitarão residências ainda não contempladas ou retornarão naquelas onde registrou-se a existência de possíveis criadouros do mosquito, para verificar se houve a limpeza solicitada. Ainda neste sábado haverá distribuição de folders informativos nos semáforos das praças Lauro Muller e Hercílio Luz.
Os últimos dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica dão conta de que há registros de 8 casos de dengue e 2 de chikungunya, porém todos importados. Trabalho intenso vem sendo feito pelas agentes da dengue e agentes Comunitárias de Saúde em todas as casas de Mafra, devendo atingir neste sábado 100 por cento das residências visitadas e famílias orientadas.
Dia de Prevenção com faxina nos órgãos públicos
No dia Nacional da Saúde, 7 de abril, o município de Mafra atuou na prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Todos os órgãos públicos da administração municipal passaram por inspeção e limpeza de suas áreas externas, eliminando possíveis criadouros. A tarefa já vinha sendo executada há algum tempo, mas na quinta-feira foi feita uma varredura geral em escolas, unidades de saúde, praças, parques, cemitério e outros pontos. Nesse dia 07, as equipes ganharam apoio do departamento do meio ambiente que retirou materiais recicláveis e entulhos, quando solicitados.
Secretarias municipais na Faxina
Várias secretarias municipais estão sendo importantes apoiadores nesse trabalho que pretende ser preventivo em relação a não deixar o mosquito Aedes aegypti proliferar. A Educação – que está trabalhando o tema dentre as diversas disciplinas nas escolas de Mafra; a Cultura que promoveu concurso de desenhos alusivos ao tema “Eu cuido da minha, da tua, da nossa saúde, evitando os focos do Aedes aegypti. Vigiar nosso ambiente é um exercício de cidadania” e Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente que em suas atribuições sensibilizaram colaboradores e se mantém atentos aos possíveis focos e criadouros.
Na operação de “Guerra contra o Aedes” foram envolvidos todos os departamentos e serviços da Saúde, com destaque para, agentes do programa de Controle da Dengue, chikungunya e zika vírus, agentes Comunitárias de Saúde, Vigilância Epidemiológica, VISA, Atenção Básica, Serviço Social, NASF, CAPS, Equipes dos ESFs e Setor de Transportes.
Setor Privado
Fora dos limites do público, ela comentou sobre a resposta positiva dos empresários, industriais e comerciantes que também estão realizando a limpeza dos pátios e áreas externas de suas empresas e lojas. E destacou como parceiros da ação a Polícia Militar, os Protetores Mirins, a Cidasc e Epagri, além da Universidade do Contestado, CEDUP e EMEB Barão de Antonina.