Na última quinta-feira 14, os comerciantes de Mafra e Rio Negro aderiram ao lema “Feche por uma hora para não fechar para sempre†do movimento Vem Pra Rua Riomafra, em parceria com A CDL, onde fecharam os seus estabelecimentos das 15h às 16h, a fim de reivindicar a corrupção no governo federal, a crise econômica e ao governo Dilma com suas altas taxas de juros.
Os manifestantes utilizaram bandeiras, apitos, cartazes e vestiram verde e amarelo como uma forma representativa, mostrando o seu descontentamento com o atual governo. Frases como “Nós apoiamos fechar por uma hora para não fechar para sempre†e “Fora PT†foram utilizadas pela população neste ato. Além disso, os comerciantes cantaram como forma de protesto “Vamos pra rua para derrubar o PTâ€, onde motoristas passavam pelo local e utilizavam buzinas em apoio aos protestantes. No centro de Rio Negro houve até “panelaço†na rua XV de Novembro, pedindo o fim da corrupção e um basta no fechamento das empresas no Brasil e em Riomafra.
Foram muitos os comerciantes que aderiram a este ato, em ambos os municÃpios, onde a maioria se concentrou nas calçadas das principais ruas reivindicando a corrupção. Já os comércios que permaneceram abertos, como as grandes redes, por exemplo, não possuÃram autorização para o ato, já que não são associadas ao A CDL.
Para que pudessem evitar futuros transtornos as leis trabalhistas, os organizadores esclareceram e afirmaram que seria um ato voluntário de empresários e lojistas, e poderiam optar em permanecer em seus estabelecimentos, se manifestarem ou manterem o comércio aberto, sendo então, de escolha individual.
O Movimento Vem Pra Rua não caracterizou este momento como uma forma de manifestação e aglomerações, mas sim, um ato simbólico e representativo para que possam observar os grandes prejuÃzos que o paÃs vem sofrendo em economia, segurança, saúde e educação.
No próximo domingo, a partir das 14h no centro do municÃpio de Mafra, o Movimento Vem Pra Rua estará passando ao vivo, em um telão, a votação ao vivo ao impeachment, e caso seja aprovado, será realizada uma carreata em comemoração a aprovação. “Nós convidamos toda a população para fazer uma grande carreata, em comemoração a esta luta em que esperamos ter um resultado vitorioso.†– disse uma das coordenadoras.