No último dia 19, o legislativo rionegrense apresentou parecer que visa à criação de lei municipal ao estatuto de segurança bancária no município de Rio Negro, onde buscarão estruturar normas já existentes, bem como, regulamentar situações que já se encontram em prática em determinados estabelecimentos bancários.
Este projeto trata da segurança para os clientes, munícipe e funcionários destes estabelecimentos. “Já existem leis federais, porém, existem bancos no município que não cumprem isto, tendo que fazer uma lei municipal para ver se alguns estabelecimentos bancários cumprem com estas. Devido aos assaltos, até os seguranças estão com medo de trabalhar, e se não é implantado estas leis, os bancos não irão adotar medidas que aumentem a segurança de todos” – disse um dos vereadores.
Outras leis já foram implantadas para melhor atendimento e segurança a população, como o uso do capacete, por exemplo. As novas leis buscarão implantar estas normas para que sejam incluídas nos estabelecimentos bancários. “Já existem leis implantadas por nós, como o uso do capacete, por exemplo, onde outros estabelecimentos aderiram a esta norma também” – relatou um vereador. Ressaltam ainda, a necessidade que as mesmas sejam cumpridas e não apenas criadas. “A lei precisa ser cumprida, não adianta ser feita várias leis e não serem respeitadas e nem saírem do papel” – finalizou.
O parecer apresentado pela comissão irá para votação do projeto posteriormente, sendo definidas as normas para criação da lei municipal.