Na última segunda-feira (25), Mafra celebrou a conclusão do curso da 1ª turma de Protetores Ambientais, no auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte. O evento finaliza uma série de atividades coordenadas pela Polícia Militar Ambiental, iniciadas em junho de 2015, que visa a capacitar jovens de 12 a 14 anos para atuarem como protetores e disseminadores de conhecimento sobre ao meio ambiente.
Durante o curso, os 24 alunos receberam conhecimentos sobre a história e atuação da Polícia Militar de Santa Catarina, gestão de fauna e flora, recursos hídricos, resíduos, unidades de conservação, primeiros socorros, e outros, sem deixar de lado temas transversais ligados a aspectos regionais, culturais, de cidadania e civismo. Além, tiveram uma carga horária destinada a viagens de estudo e de auxílio em atividades sociais.
Participaram do evento o comandante da Polícia Militar Ambiental da companhia de Canoinhas, major Robson Xavier Neves e o subcomandante da Guarnição Especial de Mafra, major Marcelo Pereira, bem como representantes da Agência de Desenvolvimento Regional e da Epagri. A presença marcante dos pais, instrutores e apoiadores do programa coroaram a formatura que ficará marcada na vida dos novos Protetores Ambientais.
REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA
Ser voluntário; ter idade entre 12 e 14 anos; estar devidamente matriculado no ensino regular; autorização dos pais ou responsáveis.
O objetivo do programa é tornar estas crianças e adolescentes conhecedores e multiplicadores dos conhecimentos no tocante aos Ecossistemas como um todo, além de resgatar valores, disciplina, respeito, espírito de equipe, liderança e amizade; em todo estado mais de 2.400 jovens já participaram do programa.
As aulas são realizadas uma vez por semana no Quartel da Polícia Militar de Mafra através de parceria com a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas. Em Mafra o programa foi desenvolvido nas instalações da Polícia Militar.