A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro esteve na última terça-feira (26) no municÃpio de São Mateus do Sul, participando de reunião sobre um projeto da Paraná Turismo, que pretende fomentar o Turismo Religioso no estado, a partir de histórias e lugares relacionados à figura do monge João Maria – figura bastante conhecida em nosso municÃpio. Rio Negro esteve representada, juntamente com mais de dez municÃpios do estado.
Desde o ano passado, o governo estadual vem reunindo representantes de setores culturais de diversas cidades para debater projetos que poderiam trazer investimentos em turismo aos municÃpios que possuam histórias e locais marcados pela figura do monge, que há centenas de anos vem reunindo legiões de fieis.
Na ocasião, os representantes dos municÃpios conheceram o legado do Monge João Maria em Fluviópolis – o cruzeiro e o olho d’água. “Estamos explorando um tesouro com um legado cultural muito importanteâ€, explica o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimmenez. “Além do legado cultural, a figura do monge João Maria deixa para o nosso Estado um importante legado ambiental e de fé, com memórias que ainda estão muito vivas na cabeça das pessoasâ€.
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Rio Negro, Jussara do Rocio Heide, ações como esta valorizam a memória e a identidade cultural do nosso povo. “Rio Negro está trabalhando no desenvolvimento do Turismo Religioso no municÃpio. O projeto da Paraná Turismo vem de encontro aos nossos objetivos e só tem a fortalecer o turismo rionegrense e beneficiar a nossa população”.
Representando Rio Negro, além da secretária, participaram da reunião a equipe do Departamento de Turismo responsável pelo projeto de Turismo Religioso no municÃpio: Kaio Ricardo Dutra, Larissa Grein Becker, e Mara Lucia Estica.