O escritório municipal da Epagri de Mafra, em parceria com a gerência regional, realizou, no dia 28 de abril, uma reunião com produtores de queijo de distintas regiões do município. O tema principal do encontro, realizado no auditório da Cidasc de Mafra, foram os aspectos que envolvem a qualidade do leite utilizado nas pequenas agroindústrias.
A nutricionista Telma Köene, integrante da equipe de gerência regional de Mafra e coordenadora do projeto Gestão de Negócios e Mercados no planalto norte, apresentou aos produtores os aspectos que influenciam negativamente a qualidade do leite desde o pastejo animal. Sua explanação passou por todas as etapas, como testes para detecção de mastite, higiene do úbere da vaca, verificação dos itens da ordenhadeira e tratamentos pós-ordenha, até a limpeza dos equipamentos utilizados e aspectos da infraestrutura que afetam o trabalho.
O engenheiro-agrônomo do escritório municipal, Vitor Lehmkuhl, apresentou aos produtores a possibilidade de financiamento para aquisição de equipamentos para infraestrutura e agregação de valor através do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). “Esse tipo de atividade é fundamental para que os donos das pequenas agroindústrias possam comercializar seus produtos de acordo com as normas estabelecidas pelas entidades que fiscalizam a qualidade e possam obter selos de qualidade como o SIM (Selo de Inspeção Municipal), o qual possibilita uma maior oportunidade de comercialização”, esclarece Vitor.
Vitor destaca também que no Planalto Norte Catarinense é desenvolvido o programa “Planorte Leite”, liderado pela Epagri, com apoio das Prefeituras através da Amplanorte e diversas outras parcerias. O Programa tem como objetivo alavancar a produção de leite, o produto final da região, tanto em quantidade como em qualidade.