No próximo dia 25, quarta-feira, acontece a 22ª edição do Dia do Desafio 2016, a qual tem o lema “Você se mexe e o mundo mexe juntoâ€. O evento fará com que, milhares de pessoas ao redor do mundo reservem um tempo do seu dia para a prática de um esporte ou atividade fÃsica, incentivando à vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis, para pessoas de todas as idades.
O evento iniciou com discursos de representantes do Sesc São Paulo e prosseguiu com a fala dos convidados internacionais – Manuel Portilla Diégues, Subdiretor de Cultura FÃsica da CONADE (Comissão Nacional de Deportes), do México, Oscar DarÃo Lozano Rojas, Coordenador do Coldeportes da Colômbia, além da tenista brasileira PatrÃcia Medrado.
O sorteio foi conduzido pelo ator e palhaço Hugo Possolo. E no intervalo entre um resultado e outro, foi à vez de prestar homenagem aos sete medalhistas presentes no evento – Arthur Zanetti (ginástica artÃstica) e Sarah Menezes (judô) – atuais campeões olÃmpicos – ao lado de Janeth e Magic Paula (basquete), Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Flávio Canto (judô) e do atleta paraolÃmpico Alan Fonteles. Os atletas emocionaram o público ao se apresentarem e relembraram seus momentos olÃmpicos.
Neste ano, o Dia do Desafio recebeu 3.444 cidades inscritas, num total de 19 paÃses. No Brasil, são 1.323 municÃpios, totalizando a adesão de 20 Estados. Ao redor da América Latina, paÃses como México, Guatemala, Cuba e Venezuela também irão participar. O sorteio foi realizado de acordo com a categoria da cidade inscrita, considerando o seu número de habitantes.
Em Santa Catarina, serão 206 cidades que vão aderir ao movimento sob o comando de unidades do Sesc, prefeituras municipais e diversas parcerias locais, e dentre elas, está o municÃpio de Mafra, aonde competirá com a cidade de Las Tunas, Cuba. Com uma programação diferenciada para atrair e incentivar a participação do público, o evento buscará mobilizar cerca de 2,2 milhões de pessoas em todo o Estado. A proposta é parar por pelo menos 15 minutos para a prática de alguma atividade fÃsica. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Rio Negro também participará do evento. Seu adversário será Táchira, Venezuela.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio. Cada municÃpio organiza atividades fÃsicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possÃvel para participar. Vencerá o que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estÃmulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espÃrito comunitário†– disse.
Origem do Dia do Desafio
Com origem no Canadá, em 1983, o Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos Departamentos Regionais do Sesc em todo o paÃs, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais.
Durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saÃrem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995, e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de três cidades.