O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Joinville, com o propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população e pela sua importância, tornou-se uma ação conhecida nacionalmente. Primeiramente apoiada pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (CEJESC) e atualmente capitaneada pela Confederação Nacional do Jovem Empresário (CONAJE), o Feirão do Imposto ganhou notoriedade pelas ações de venda de produtos no valor abaixo do mercado, desconto subsidiado pelas empresas apoiadoras do projeto tendo como objetivo demonstrar a alta carga tributária sobre bens de consumo. Hoje o Feirão do Imposto acontece em 21 estados da federação e mais de 120 cidades do Brasil, só em Santa Catarina ocorre em mais de 60 cidades, inclusive Mafra, e a data oficial do evento é 21 de maio!
Nestes 14 anos de ações o Feirão do Imposto conseguiu melhorar a conscientização da população demonstrando que existem impostos em todos os produtos consumidos, porém segundo a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), em pesquisa realizada em 2015, identificou que 45% da população acredita não pagar impostos, portanto O trabalho de disseminar continua. A principal conquista até então, foi a aprovação da lei nº 12.741/12, a chamada lei da transparência, onde as empresas estão obrigadas a demonstrar ao consumidor o quanto de impostos estão inseridos na compra daquele determinado produto/serviço.
Bumerangue do Imposto
Além da disseminação da carga tributária, o Feirão do Imposto tratará sobre a aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. O tema da campanha 2016 antecipa a reflexão: Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta! Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária brasileira se equivale a 36% do Produto Interno Bruto (PIB), e conforme apontou o Impostômetro, em 2015 arrecadou-se mais de R$ 2 trilhões de reais em impostos e taxas, e nos últimos 10 anos este valor é de R$ 13 trilhões de reais, portanto cadê o retorno?
Em Riomafra, o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACI de Mafra encampou a campanha e está apostando na conscientização dos munícipes sobre a alta carga tributária embutida nos produtos consumidos e recolhendo assinaturas para o abaixo assinado do Movimento Brasil Eficiente, em apoio popular à Proposta de Emenda Constitucional que simplifica a estrutura tributária brasileira e ao projeto de lei do Senado PLS 141/2014 que altera o artigo 67 da lei de responsabilidade fiscal para ampliar as atribuições do conselho de gestão fiscal e viabilizar a instalação e funcionamento desse conselho, visando à eficiência na gestão e aplicação dos recursos públicos. “Precisamos mudar o conformismo da população e a falta de cobrança para que medidas modificadoras deste cenário sejam adotadas, e que cada um possa ter seu poder de consumo restabelecido, tendo retorno na prestação dos serviços básicos de saúde, educação e outros”, conclui Patrícia Horn, coordenadora do núcleo de Mafra.
Mais detalhes sobre a campanha estão no site oficial do evento www.feiraodoimposto.com.br, na página do Facebook www.facebook.com/njemafra.