Aproximadamente 300 estudantes da rede municipal de ensino de Quitandinha participaram na última semana da 7ª edição da Mostra Itinerante de Filmes John Deere, o Cinemóvel. O projeto de cinema ficou estacionado na praça da BÃblia na quinta (19) e sexta-feira (20).
Participaram desta ação alunos dos terceiros anos das escolas municipais, da APAE e também estudantes do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Gratuito, o Cinemóvel é voltado para alunos de escolas públicas, instituições beneficentes, entre outros. O projeto já passou por Santa Catarina e, depois do Paraná, segue para Minas Gerais. Ao todo, serão 23 cidades visitadas e 230 sessões de exibição.
Essa foi uma oportunidade única para os alunos, em especial para à queles que não tiveram ainda a oportunidade de ir a um cinema. Todo projeto que contribui com o avanço na educação no municÃpio é sempre bem vindo.
O Cinemóvel é um bom exemplo de busca ao acesso à cultura, principalmente em regiões que nem sempre possuem cinemas, conta Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação John Deere. Ela lembra que o Cinemóvel já esteve em mais de 220 cidades, em 11 estados brasileiros. “Em sete anos contabilizamos cerca de 64.500 telespectadores e, muitos destes, tiveram pela primeira vez o acesso a uma sala de cinema.â€
Neste projeto, o caminhão-cinema possui uma sala climatizada com telão de 120 polegadas, sistema de som estéreo e 30 poltronas, além de lugar especial para cadeirantes.
Entre os filmes escolhidos para a edição 2016 foram: Minions, Hotel Transilvânia 2, Uma Noite no Museu 3, Tinker Bell e o Monstro na Terra do Nunca, Um Time Show de Bola, Pixels, Divertidamente e Que Horas Ela Volta?
A Mostra Itinerante de Filmes John Deere faz parte do projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura. Quem patrocina é a Fundação John Deere, através da lei Rouanet de incentivo à cultura do Ministério da Cultura.