O município de Mafra recebeu na última semana um ônibus novo, 0 km, transformado em consultório móvel de saúde. Com as adaptações, o ônibus vai atender as populações moradoras em locais distantes e de difícil acesso, com consultas médicas e ginecológicas. O veículo foi adquirido pelo processo licitatório 170/2015, registro de preço 044/2015, no valor de R$ 288 mil.
O consultório médico móvel iniciou os atendimentos no interior na segunda-feira. O mesmo irá agilizar o atendimento às comunidades distantes do interior, onde não há uma unidade de saúde estabelecida, humanizando assim os trabalhos tanto para os profissionais quanto para os usuários, pois atualmente, em alguns lugares eles estão sendo feitos em escolas desativadas ou salões paroquiais. As comunidades que receberem o consultório móvel foram selecionadas pela distância das unidades de saúde.
Mais serviços ao interior
Essa grande aquisição vai ajudar no atendimento aos usuários, pois levará mais serviços às comunidades distantes, que não precisarão mais se deslocar até a cidade, já que o ônibus adaptado conta com dois consultórios, sendo um médico e outro ginecológico, equipados com ar condicionado, geladeira e todo mobiliário para um perfeito diagnóstico médico. O consultório móvel levará vacinas para o interior e possibilitará ainda a coleta de material para exames preventivos, além de ser útil ainda nas campanhas de vacinação, tanto nos bairros com na cidade.
10 localidades atendidas
O Consultório Médico Móvel atenderá até a divisa com o município de Rio Negrinho e Itaiópolis, nas seguintes localidades prioritárias: Avencal de Cima, Rio da Areia de Baixo, Avencal do Meio, Rio Preto do Sul, Vila Grein, Rio da Areia de Cima, Bituva Papuã, Bituvinha, Rio da Areia do Meio e Espigão do Bugre. A escolha das comunidades se deu por meio dos critérios de distância da população para acessar o atendimento de saúde no centro e também por serem as localidades que atualmente não dispõem de unidades de saúde.
O que?
Mutirão de cirurgias eletivas CANCELADO e o Município com dinheiro para ônibus que ficará na garagem parado e mofando??? é isso mesmo que entendi?
Enquanto as cirurgias são canceladas o município consegue comprar um ônibus e deixar as cirurgias de lado? agora vamos aguardar mais 2, 5, 7 ou até 10 anos para fazer a cirurgia pelo SUS?
Porque não vão arrumar os postos de saúde então… Vão arrumar os postos dos interiores ao invés de ficar comprando ônibus para benefício próprio.