O Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – Cenpaleo recebeu a visita do presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowiski, que atendeu ao convite de Eliane Villa Lobos Strapasson e Raquel Zanelatto, representantes da Associação Caminhos do Contestado. Ele conheceu o Cenpaleo e o Museu da Terra e da Vida e também veio conhecer o projeto do Centro Cultural do Contestado, que tem por finalidade abrigar as exposições e coleções do museu, além de propiciar a comunidade um centro para divulgação da cultura regional.
O projeto foi aprovado para captação de recursos pela Lei Rouanet, no valor de R$ 6.950.000,00. Caso seja realizado, se tornará um diferencial para a região, pois trata-se do único museu de história natural do estado com foco principal na paleontologia de nossa região, o que o torna um atrativo local para o turismo educacional, cientÃfico e cultural. Em suas considerações, Valdir Walendowiski considerou o projeto de suma importância para o estado e se disponibilizou a colaborar nos contatos para possÃveis parceiros do projeto, além de enviar uma carta de apoio ao projeto.
O coordenador do Cenpaleo, Luiz Carlos Weinschütz ressaltou que o Museu da Terra e da Vida vem crescendo ano a ano, seja em número de visitantes e no seu acervo, bem como na produção cientÃfica que coloca o planalto norte no cenário cientÃfico mundial, mas que necessita de um espaço maior e adequado para receber o visitante, e salvaguardar as coleções de excepcional interesse cientÃfico.
Nesta visita estiveram presentes representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, do Conselho do Turismo de Mafra, da Associação Comercial e Empresarial de Mafra e da Associação Caminhos do Contestado.