Audiência do Orçamento Regionalizado em Mafra define prioridades para 2017

Por Gazeta de Riomafra - 29/06/2016

Audiência do Orçamento Regionalizado em Mafra define prioridades para 2017

A audiência pública do Orçamento Regionalizado – realizada pela Assembleia Legislativa na Câmara de Vereadores de Mafra – reuniu na última sexta-feira (24/06) representantes da sociedade civil e do poder público interessados em participar da escolha de obras prioritárias para a região.

Obras na área da saúde, segurança pública e viárias foram escolhidas para contemplar os municípios pertencentes à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra – que também engloba os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

Ao conduzir os trabalhos o presidente da comissão de Finanças, Marcos Vieira, ressaltou que o Orçamento Regionalizado é uma das ferramentas mais importantes para o cidadão manifestar e definir junto ao poder público as ações mais relevantes de cada município.

Também compunham a mesa de autoridades os deputados Mauricio Eskudlark, Antonio Aguiar e Silvio Dreveck, além do presidente da Câmara de Mafra, vereador Edenilson Schelbauer, do secretário-executivo da ADR de Mafra, Abel Schroeder, do prefeito de Itaiópolis, José Eraldo, do prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck e do coordenador do Orçamento Estadual da Alesc, ex-deputado Dóia Guglielmi.

Prioridades da região
As três prioridades elencadas na ocasião para o planalto norte foram a ampliação e readequação da Maternidade Dona Catarina Kuss, a construção de unidade prisional avançada no município de São Bento do Sul e a reabilitação da SC 114, trecho BR 116 – Itaiópolis. Atento aos encaminhamentos da audiência, o secretário-executivo da ADR de Mafra, ressaltou que as três prioridades escolhidas são as mais urgentes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foi destacado também que a construção de unidade prisional avançada em São Bento do Sul e a ampliação da maternidade serão de grande importância para o município de Mafra. A maternidade dona Catarina Kuss é referência na região, recebendo pacientes de diversos outros municípios. Assim como o presídio regional de Mafra, que recebe detentos de outros municípios e encontra-se superlotado e com diversos outros problemas, apresentando risco para a população – destacaram.

Segundo o secretário-executivo da ADR, com esse impasse foi reivindicada a construção da unidade em São Bento do Sul. “Já temos o aval da Secretaria de Justiça e Cidadania do município para que a obra aconteça. Lá recebemos por doação de um empresário de São Bento do Sul o terreno para construção. Só faltava o recurso”, destacou.

Orçamento Impositivo
Aprovado recentemente em todas as comissões da Assembleia, o PLC 4/2016, que regulamenta a Constituição e estabelece o Orçamento Impositivo, foi destaque durante o encontro. De acordo com os parlamentares, as audiências do orçamento regionalizado realizadas pela Assembleia Legislativa passarão a ganhar mais importância com a aprovação da matéria em plenário, uma vez que a lei garante recursos para a execução das obras ou ações definidas pela comunidade. Entre os benefícios da regulamentação, 3% da receita corrente líquida do estado, com base no exercício financeiro do ano anterior, serão destinados às prioridades regionais.
Os deputados acreditam que a medida vem a contribuir plenamente para realização das obras de forma justa. Segundo eles, a aplicação dos recursos seguirá a divisão geográfica adotada pelo poder executivo, nas 36 microrregiões, recebendo cada região um percentual estabelecido mediante um índice, que leva em conta a área territorial, número populacional e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios que a compõe. Desta forma, os recursos serão prioritariamente direcionados às regiões com menor Índice de IDH, assim fazendo uma justiça com os municípios mais carentes do estado.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.