A inauguração da nova praça Ferroviário Miguel Bielecki em Mafra foi suspendida pela juíza da 2ª vara civil do Fórum de Mafra, Liana Bardini Alves, a qual aconteceria na última quinta-feira dia 30.
Segundo o promotor de Justiça, Rodrigo Cesar Barbosa, autor da ação, apenas 20% da obra está concluído. Como justificativa, disse que a área era de risco e que não poderia comportar cerca de seis mil pessoas, estimativa de público previsto pela Prefeitura para presenciar a solenidade de assinatura de contrato com a empresa alemã Kromberg & Schubert do Brasil e a instalação do Frigorífico Master Sulita, além de show com a dupla gaucha Osvaldir e Carlos Magrão. Outro motivo foi político, já que a partir do dia 2 de julho, data que, de acordo com a legislação eleitoral 9.504/97, veta o comparecimento de candidatos em inaugurações públicas 90 dias antes do pleito, ao mesmo tempo em que o prefeito já declara pré-candidato a reeleição.
O pedido foi aceito pelo judiciário, onde segundo a juíza, o ato de inaugurar uma praça, mesmo que no período em que a lei eleitoral permitida, era uma projeção de imagem ao atual prefeito, o qual estaria inaugurando a praça sem ela estar concluída, faltando postes de iluminação e o asfalto ter sido colocado na área 8 horas de antecedência do horário marcado para o início do evento, não havendo tempo suficiente para a o assentamento do asfalto. O piso ainda não teria sido vistoriado e consequentemente, não teriam sido obtidos os respectivos alvarás até a manhã desta quinta-feira e o local não apresentaria condições de segurança, pois os não houve tempo hábil para a adequada secagem da estrutura asfáltica.
Segundo informações, houve uma vistoria da justiça na área da praça por volta de 15h e o asfalto, no entendimento da juíza, estava ainda molhado, sendo assim, fora das normas de segurança podendo algum munícipe escorregar e se machucar. Também constatou a que, havendo um show musical muitos acabariam por ingerir bebida alcoólica e por estar próximo ao rio, qualquer cidadão poderia correr o risco cair dentro d´agua.
Em defesa, a Prefeitura diz que o asfalto estaria seco até as 18 horas quando começaria a movimentação de público no local e também alegou que equipamentos com geradores de energia elétrica modernos estavam bem localizados para garantir a iluminação. Além disso, foi apresentado documento de contratação de seguranças que estariam aptos para evitar brigas e outras ocorrências, incluindo atos de vandalismo próximo a mureta que daria acesso ao rio e que naquela localidade já havia sido realizado várias festas de grande público.
A juíza enfatizou na liminar também, que seis mil pessoas em local onde antes existia uma piscina, e que agora havia sido soterrada, mesmo assim haveria perigo da terra desmoronar. Na defesa, a Prefeitura alegou que havia um projeto de engenharia e que se precaveu para que não houvesse esse fato inusitado de desmoronar.
Por fim, a magistrada calculou que uma obra sem estar concluída iria trazer despesas extras aos cofres públicos, uma vez que, a quantidade de pessoas presentes poderia danificar e destruir o que havia sido feito até o momento e que a Prefeitura teria de arcar com mais despesas para o conserto na sequência, destacando que o momento é de economia e não de gastos.
Outro destaque da sentença, foi possibilidade de colocar em risco a segurança da população. Além disso, a juíza disse que, caso houvesse o descumprimento da liminar que ela concedeu, a Prefeitura teria que pagar multa de R$ 500 mil diários.
Agora a Prefeitura deverá entregar ao judiciário laudo técnico da área e promover as alterações que juíza deseja. A praça terá uma nova data de inauguração, a qual está prevista para o dia 08 de setembro, aniversário do município, porém, sem a presença do prefeito e vice, já que este período é eleitoral e a lei não permite.
Boa Judiciário! Apesar do atual prefeito municipal estar fazendo bastante por Mafra (verdade seja dita), essa praça e toda a estrutura nela montada não passaram de uma manobra política para autopromoção do candidato.
Fora isso, esperamos que ele continue atuando ATIVAMENTE em prol de Mafra, caso eventualmente seja eleito para o próximo mandato.
Arrume por favor aquela rua que dá acesso a escola anjo da guarda, rua esta que encontra-se em péssimas condições , vários buracos, onde diariamente vamos levar e buscar nossos filhos, tendo um fluxo enorme de veiculos
As crianças vão sendo sacudidas diariamente!!!
Uma escola excelente que temos em nosso município, porém com um acesso horrível
será que é tão difícil de arrumar ???
Praça ou estacionamento?
Ridículo isso, e mais ridículo ainda é querer inaugurar algo inacabado.
Colocar dinheiro em uma obra próximo ao centro e as vésperas de nova campanha é muito conveniente.
Agora, chegar aos postos de saúde, investir em saneamento, resolver problemas nas escolas e dar atenção as ruas do interior e até mesmo dos bairros é extremamente esquecido.
Política sempre foi e sempre será jogo de interesse INFELIZMENTE.
Um município centenário com um atraso centenário também….
Uma pergunta:
Porque a tal praça teria o nome do senhor Miguel Bielecki? Coincidência?
E o governador passou tanta vergonha que foi fazer um lanche no Subway, preferiu isso, ao jantar com sua corja.
Feliz do Bar do Mário que agora está bombando com estacionamento amplo…
Acorda povo, eleições em Outubro.
Pão e circo. Tudo o que o povo quer.
Parabéns Mafra! Acabaram com o circo, mas e o palhaço do Governador alguém viu? Alguém deveria ter filmado a quarta-feira a noite, esta Praça da Vergonha, ou seria Estacionamento?. Parcecia que estávamos num quilombo e o feitor só faltava chicotear os escravos para que o Senhor do Engenho pudesse inaugurar sua Obra Auto Promocional no prazo de 24 horas. Dinheiro do contribuinte, extorquido pela digníssima Fiscalização Tributária Mafrense, jogado literalmente no esgoto do Rio Negro. Dinheiro Público em Área Privada?
entao e por isso que eles estavam trabalhando dia e noite! para ver se terminavam a obra (desnecessaria no momento) antes do dia 2! oh wellinton voçe nao precisa disso!! prefeito asfalte a gustavo fridrerich na vila nova, que o seu conceito subiria com o povo equivalente a inauguraçao de dez praças dessas!!! acorda prefeito!! voçe nao precisa disso!!!!!!!!
Nada contra ter uma praça, mas isso na imagem é uma praça?
Tenham vergonha na cara. Parabéns ao judiciário!