A qualidade de vida de Jovens de Riomafra melhoraria muito, se houvesse ambientes e espaços culturais para reunir a família e os amigos nos finais de semana e horários de folga.
Revelou o professor Guilherme Guimbala Junior, da APEEJ (Associação de Pesquisa e Extensão em Educação de Joinville) de maneira alegre e descontraída, durante o Seminário interno realizado nos dias 23 e 24 de junho, no Colégio Barão de Antonina de Mafra, sob o tema “Retratos de uma Juventude: 20 mil jovens depois”, temas importantes como as relações entre pais e filhos, a sexualidade, Bullying, deslocalização temporal e flutuações de humor e expôs dados relevantes de pesquisa realizada nas escolas estaduais de Mafra.
Questões que merecem maior reflexão e a ações práticas para aumentar a consciência de como viver melhor e bem em comunidade. Em relação aos espaços públicos afirmou: “Sem dúvidas é uma das maiores carências manifestadas por estes jovens, lugares públicos em seus bairros com boa infraestrutura de lazer para seus amigos e família”. Para amenizar a situação e a impossibilidade econômica é aproveitar o espaço das escolas e abri-las como locais alternativos para lazer nos finais de semana, o que já acontece na E.E.B. Barão de Antonina e Tenente Ary Rauen.
Em relação à questão das relações na família, revela o pesquisador: “Pedem estes alunos para que esta fala também seja apresentada a seus pais em uma oportunidade futura, destaco que também recebemos da GERED local e de diversos diretores a mesma requisição”. Conclui que a crise na adolescência é descrita pela psicologia como sistêmica envolve toda a família e seus membros, muito da personalidade dos jovens são reflexos da personalidade de seus pais. Comentou também que: “A gravidez precoce é um tema que necessita uma atenção urgente das autoridades e da comunidade, uma atualização em Sexualidade Humana seria de muita valia não só para os alunos, mas também para os pais e professores”.
Uma sugestão de Guimlaba é uma parceria entre CDL local e a Secretaria de Educação local, para oferecer aos estudantes destaques, prêmios como: smarphones, tablets, bicicletas, computadores, viagens de estudos e ingressos para eventos importantes como a Expogestão. Não se esquecendo dos professores que mais contribuíssem nesse processo de melhoria de qualidade na educação e crescimento pessoal dos alunos, reconhecendo seus méritos não só com homenagens, mas com prêmios significativos e viagens de estudo.
Dessa forma, pais, professores, comunidade e autoridades devem se unir para proporcionar aos jovens maiores oportunidades de conhecimento e de desenvolvimento psicossocial.