Na última semana, a realização de uma cirurgia de hérnia de disco marcou o recomeço das intervenções neurológicas realizadas no Hospital São Vicente de Paulo. Há dois anos não havia cirurgias neurológicas na instituição. Desde maio deste ano, passou a integrar o corpo clÃnico do hospital o neurocirurgião Andrei Leite de Morais e essa modalidade de cirurgia pode ser agendada novamente.
O HSVP conta com equipe, estrutura e equipamentos preparados para fazer as neurocirurgias. Além disso, a entidade possui centro cirúrgico atualizado, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma equipe de enfermagem preparada para essas ocasiões. “A neurocirurgia atende casos graves de traumas na coluna e traumatismo craniano. São intervenções em que a rapidez de atuação conta muito, o tempo que se leva para realizar pode, muitas vezes, custar a vida da pessoaâ€, comenta o médico responsável.
Com a realização de neurocirurgias eletivas, o hospital se habilita para atendimento de alta complexidade. Além disso, facilita a vida de pacientes dos cerca de 12 municÃpios do planalto norte catarinense, que fazem parte da região de abrangência do HSVP. Antes, quem precisasse de tais cirurgias teria de ser levado à Jaraguá do Sul ou Blumenau.
Entre os procedimentos que englobam a neurocirurgia estão tumores cerebrais, aneurisma cerebral, hidrocefalia, malformações cerebrais, hérnia de disco, fraturas de coluna e infecções cerebrais e de coluna.
MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS
A neurocirurgia realizada na última semana livrou uma paciente de dores lancinantes na coluna. A cirurgia de hérnia de disco é indicada nos casos em que outros tipos de tratamento não surtiram efeito e costuma melhorar a vida da pessoa logo depois da intervenção, já que as dores vão embora.
Para a cirurgia realizada, além do neurocirurgião, a equipe foi formada por um médico anestesista e mais sete enfermeiros, técnicos, radiologista e instrumentador cirúrgico. Para o grupo, o procedimento foi um marco importante. “É um avanço para toda a região, já que há dois anos esse tipo de cirurgia que não era feita aqui. As cirurgias neurológicas e as cirurgias cardÃacas, que também serão implantadas, com certeza trarão um salto de qualidade de forma regionalâ€, aponta Claudio Kiyoshi Kroda, anestesista que acompanhou o procedimento.
ATENDIMENTO
O neurocirurgião Andrei Leite de Morais está atendendo pacientes do SUS, particulares e convênios no ambulatório do HSVP. Até fevereiro, serão realizadas neurocirurgias eletivas. O HSVP planeja contratar mais um neurocirurgião e os dois profissionais trabalharão em regime de plantão 24 horas, para atender urgência e emergência.
esperamos que não seja mais uma ação do tipo cavalo paraguaio porque a população de Mafra ta começando a se cansar da administração do hospital de Mafra, principalmente os pacientes do SUS que são atendidos naqueles quartos do lado direito do hospital que dão para a rua, é uma falta de respeito, o estado de conservação daquela ala, ao contrario das novas alas e aparelhos (leitos de uti, tomografo e centro cirurgico de media complexidade) que foram conseguidos através principalmente de convenios com o SUS (estado, municÃpio e governo federal) mas quem menos tem acesso a este serviços é a população usuaria do SUS, utilizada utilizada apenas como numero para conseguir firmar os convenios.
Se existe uma comissão administrativa da associação ta na hora de começar a verificar se os valores repassados pelo SUS estão realmente sendo aplicados na população a que é de direito ou nas reformas e ampliações dos setores de atendimento de convenios e particulares. Hoje cada vez mais temos a impressão de que a associação de caridade virou um centro comercial de procedimentos médicos hospitalares… saudades das freiras… E os vereadores e ministerio publico tambem vamos levatar o traseiro das cadeiras e fiscalizar o dinheiro publico.