A Escola de Educação Básica Odir Zanellato foi uma das vencedoras entre as oito escolas participantes na ação especial junto às instituições de ensino inscritas no programa: a construção de um Espaço Educador Sustentável, onde receberá três mil reais para a implantação de um novo parquinho.
Uma das idealizadoras do projeto, Jaqueline Neuburger, explica que a escola tinha um espaço ocioso, que será revitalizado até novembro. “Há tempos o parquinho foi desativado por falta de condições de uso e de segurança. A escola se mobilizou, buscou parcerias e elaborou um plano de ação”– disse. Com a iniciativa, cerca de 450 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental contarão com um novo parque.
“É uma conquista muito importante para toda a comunidade escolar. Não tínhamos um espaço de lazer adequado para as crianças brincarem nem na escola, nem no bairro. Foi um trabalho de equipe, que deu certo. Estamos muito felizes” – comemora Valéria Costa, diretora da instituição.
Espaços Educadores Sustentáveis
O ministério da Educação (MEC) teve como proposta, que a metodologia de Espaços Educadores Sustentáveis promova a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental, além da melhoria da qualidade de vida.
Os espaços são ambientes que podem ser construídos ou transformados com a utilização de materiais e tecnologias adequadas à sustentabilidade, tendo como exemplo, jardins sensoriais, praças de leitura, sistemas de captação e armazenamento de água da chuva etc.