Foi realizada na tarde da quinta-feira (04), a formatura da quarta turma do Curso de Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo para jovens rurais. O curso é uma ação realizada dentro do Programa SC Rural, cuja meta foi capacitar 1,5 mil jovens rurais em Santa Catarina, entre os anos de 2012 até 2016.
A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Treinamentos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) Regional de Canoinhas, onde 25 jovens receberam o certificado. Os concluintes são dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.
O evento contou com a presença do secretário executivo regional da ADR de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin; da ADR de Mafra, Abel Schroeder; diretor de políticas públicas e da pesca da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Hilário Gottselig; diretor da Epagri, Jorge Luiz Malburg; gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato João Noenberg, e de Mafra, Bernadete Grein; secretário executivo do Programa SC Rural, Marcos Vieira; diretora do Centro de Treinamento da Epagri, Ana Luiza Damaso Rocha; colaboradores da Epagri e familiares dos formandos.
Promovido pela Epagri das regiões de Canoinhas e Mafra, com recursos do SC Rural, o curso envolveu alunos de 10 municípios da região. Está e a quarta turma do curso, que objetiva contribuir com os jovens para sua permanência no meio rural, como protagonistas do seu processo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental. São englobados os eixos de desenvolvimento humano, tecnológico, gerencial e ambiental. Com duração de cinco meses, o curso iniciou em março, com encontros mensais no Centro de Treinamento, em Canoinhas.
Para finalizar o curso, cada jovem desenvolveu um projeto escrito, que fez estudos de viabilidade desta atividade como fonte de renda. Todos os projetos foram apresentados para uma banca composta por técnicos da Epagri.
Secretário executivo regional de Canoinhas agradeceu o comprometimento dos jovens e seus familiares. “Vocês jovens, precisam estar no campo bem informados, acompanhando as inovações e tecnologias, para não apenas produzirem, mas também para terem lucro e fazer uma gestão profissional e de qualidade. Com este ideal é que o Governo do Estado oferece o curso a vocês”, frisou Martin.
A formatura foi encerrada com o discurso dos oradores da turma e dos extensionistas da Epagri de Mafra, Ana Paula Kleinschimdt Machado, e de Canoinhas, Adolar Eleutério Voigt. Um vídeo que emocionou a todos os presentes encerrou a solenidade.