Epagri de Mafra e Canoinhas formam jovens rurais em liderança, gestão ambiental e empreendedorismo

Por Gazeta de Riomafra - 16/08/2016

Epagri de Mafra e Canoinhas formam jovens rurais em liderança, gestão ambiental e empreendedorismo

Foi realizada na tarde da quinta-feira (04), a formatura da quarta turma do Curso de Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo para jovens rurais. O curso é uma ação realizada dentro do Programa SC Rural, cuja meta foi capacitar 1,5 mil jovens rurais em Santa Catarina, entre os anos de 2012 até 2016.

A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Treinamentos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) Regional de Canoinhas, onde 25 jovens receberam o certificado. Os concluintes são dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

O evento contou com a presença do secretário executivo regional da ADR de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin; da ADR de Mafra, Abel Schroeder; diretor de políticas públicas e da pesca da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Hilário Gottselig; diretor da Epagri, Jorge Luiz Malburg; gerentes regionais da Epagri Canoinhas, Donato João Noenberg, e de Mafra, Bernadete Grein; secretário executivo do Programa SC Rural, Marcos Vieira; diretora do Centro de Treinamento da Epagri, Ana Luiza Damaso Rocha; colaboradores da Epagri e familiares dos formandos.

Promovido pela Epagri das regiões de Canoinhas e Mafra, com recursos do SC Rural, o curso envolveu alunos de 10 municípios da região. Está e a quarta turma do curso, que objetiva contribuir com os jovens para sua permanência no meio rural, como protagonistas do seu processo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental. São englobados os eixos de desenvolvimento humano, tecnológico, gerencial e ambiental. Com duração de cinco meses, o curso iniciou em março, com encontros mensais no Centro de Treinamento, em Canoinhas.

Para finalizar o curso, cada jovem desenvolveu um projeto escrito, que fez estudos de viabilidade desta atividade como fonte de renda. Todos os projetos foram apresentados para uma banca composta por técnicos da Epagri.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Secretário executivo regional de Canoinhas agradeceu o comprometimento dos jovens e seus familiares. “Vocês jovens, precisam estar no campo bem informados, acompanhando as inovações e tecnologias, para não apenas produzirem, mas também para terem lucro e fazer uma gestão profissional e de qualidade. Com este ideal é que o Governo do Estado oferece o curso a vocês”, frisou Martin.

A formatura foi encerrada com o discurso dos oradores da turma e dos extensionistas da Epagri de Mafra, Ana Paula Kleinschimdt Machado, e de Canoinhas, Adolar Eleutério Voigt.  Um vídeo que emocionou a todos os presentes encerrou a solenidade.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.