Na tarde de terça-feira, 16, no auditório da Amplanorte, em Mafra, foi realizada a aula inaugural do Programa Mulheres Sim, curso que será ministrado à s internas do PresÃdio Regional de Mafra.
O programa busca fomentar a execução de polÃticas sociais públicas capazes de promover a inclusão da mulher nas dimensões educacional, econômica, social e cultural. Ao todo, o programa é composto de três projetos:
– Curso de formação inicial e continuada em Educação e Gênero – possui carga horária de 96 horas e apresenta uma metodologia que busca oportunizar para as internas do presÃdio, afastadas da escola, um espaço acolhedor e de educação continuada.
– Ciclo de palestras e oficinas – visa complementar a formação do curso de Educação e Gênero, oportunizando aplicações práticas voltadas à geração de renda.
– Feira de Economia Solidária – projeto que permite a apresentação e comercialização dos trabalhos realizados pelas alunas.
“São os novos tempos. O sistema penitenciário deve existir, na realidade, não para punir, mas para reeducar e ressocializar.â€, destacou o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, presente ao evento.
“Parabenizo o Instituto Federal de Santa Catarina, que nesta empreitada busca oferecer mais qualidade de vida e bem-estar social a estas mulheres privadas de liberdade. E parabenizo também todos os agentes penitenciários, pelo trabalho que realizam e, em especial, o diretor do PresÃdio Regional de Mafra, Helton Neumann Leal, pela iniciativa de proporcionar educação e profissionalização a quem, muitas vezes, não consegue mais enxergar oportunidades na vidaâ€, completou o secretário.