Educadores de 45 escolas públicas dos municípios lindeiros à rodovia BR 116, reuniram-se no último dia 26 para discutirem ideias, e também para serem capacitados para trabalhar em sala de aula a educação ambiental e no trânsito. A 2ª Reunião Pedagógica, que aconteceu em Mafra também comemorou os 15 anos do Projeto Escola, que começou com as estaduais.
Os educadores tiveram a oportunidade de desenvolver a criatividade e trabalho em equipe através de dinâmicas, criando um momento de reflexão para trabalhar o projeto Escola e Viva Meio Ambiente.
Todas as escolas acompanhadas pelos programas receberam o material didático para trabalhar os assuntos em sala com os mais de 15 mil alunos das escolas atendidas pela Autopista Planalto Sul. As escolas com alunos portadores de deficiência visual receberam o material adaptado, com todas as revistas em braile.
ATIVIDADES PARA O ANO TODO
Além da capacitação e das reuniões, os educadores também apresentam uma grade de atividades que envolvem os alunos. Todas as atividades são publicadas no site dos programas educacionais da Arteris – www.projetoescolaarteris.com.br
Outra plataforma digital de apoio aos educadores e estudantes é o aplicativo do projeto Escola Arteris, no qual é possível encontrar jogos e atividades com realidade aumentada. É gratuito e pode ser baixado em Android e IOS.
Os programas educacionais desenvolvidos na Planalto Sul também contam com as atividades pontuais, como os concursos de frases, desenhos e paródias. Todos os alunos das instituições de ensino acompanhadas podem participar e os vencedores são premiados ao final do ano.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O projeto Escola e o Viva Meio Ambiente, iniciados em 2014 (nas concessionárias federais) são desenvolvidos em 46 escolas, envolvendo 15 mil estudantes dos 16 municípios da malha viária da concessionária.
Os programas fazem parte das atividades de responsabilidade social do Grupo Arteris e buscam promover a humanização do trânsito e a conscientização ambiental por meio da educação de jovens e adultos de escolas das redes públicas de ensino dos municípios vizinhos à rodovia administradas pela Planalto Sul.