Frutos do mar fazem parte da preferência culinária de muitas pessoas. Há quem goste de camarão ou um peixe bem temperado. Com o objetivo de capacitar os produtores para o preparo de pratos utilizando os sabores do mar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece mensalmente o curso de culinária de peixes e frutos do mar. Os produtores têm acesso a conhecimentos de segurança e higiene na manipulação de alimentos, além de orientações específicas para o preparo de cada fruto do mar.
Esse é um dos inúmeros cursos que o Senar/SC oferece, todos os meses, de maneira totalmente gratuita, aos produtores catarinenses. A cada mês novas turmas abrem nas regiões do Estado por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. No mês de outubro, os produtores rurais terão acesso gratuito a 359 cursos. Aproximadamente 5.744 empreendedores serão capacitados em todo o território catarinense.
Entre os treinamentos oferecidos na região norte está o de bovinocultura de corte em Major Vieira nos dias 03 e 04 e o de processamento de carne suína em Irineópolis nos dias 06 e 07. O município de Araquari terá, nos dias 10 e 11, a capacitação em tratamento de madeira. De 17 a 19 ocorre o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos, em Canoinhas. Nos próximos dias 20 e 21 acontece em Itaiópolis a qualificação em derivados de leite. O treinamento em formas associativas no meio rural está marcado para os dias 24 e 25, em Campo Alegre.
Outros treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.