O Comando de Saúde, projeto com parceria da PolÃcia Rodoviária Federal e SEST/SENAT, foi realizado na quarta-feira (19) na BR 116 em Mafra. O objetivo da ação foi verificar as condições de trabalho a que estão submetidos os motoristas profissionais, cuja atividade impõe um ritmo de vida muitas vezes incompatÃvel com a adoção de cuidados com relação à saúde, como alimentação adequada, descanso apropriado, exercÃcios fÃsicos, visitas médicas regulares e convÃvio social. Com isso, o Comando de Saúde pretende contribuir para o bem-estar dos condutores e a redução dos acidentes e vÃtimas no trânsito.
No total, 105 motoristas se submeteram a avaliações e exames para pesquisa de doenças preexistentes, aferição de pressão arterial, glicemia, acuidade visual e auditiva, força manual e grau de sonolência, dentre outros. Dentre os resultados mais preocupantes, de acordo com as avaliações, 78 tinham peso acima do desejável, 72 apresentaram percentual de gordura corporal fora do padrão e 66 faziam carga horária excessiva ao volante. 32 estavam com a pressão arterial alterada no momento do exame e 18 afirmaram ter problemas de sonolência durante o dia.
A atividade, que também fez parte do movimento Outubro Rosa, contou com o apoio de alunos do curso de fisioterapia, enfermagem e farmácia da Universidade do Contestado (campus de Mafra) e da Concessionária Autopista Planalto Sul, totalizando 30 colaboradores.