As ligações telefônicas de Riomafra para cidades vizinhas como: Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande e Três Barras, Rio Negrinho, São Bento do Sul entre outras, somando as 23 cidades que serão agrupadas ao ramal 47, denominadas de área local de Joinville, ficaram mais baratas, pois são consideradas como “ligações locais” e não mais interurbanas como muitas delas já eram.
A redução vale para as chamadas dos telefones fixos para os municípios vizinhos a partir destas cidades. No total, as ligações ficaram mais baratas para consumidores de 587 municípios. Estas ligações deixaram de ser cobradas como interurbanas e passaram a ter a mesma tarifa das chamadas locais. A estimativa da ANATEL é de uma redução de 60% no custo da ligação. A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da região sul; 199 da região nordeste; 69 do sudeste; e 38 municípios da região norte.
No Paraná também valerá para várias regiões. Rio Negro estaria na região de Curitiba se usasse o prefixo 41, porém ainda está agrupada a região de Mafra, pertencente a Joinville (código 47). A ANATEL ainda não informou a nossa reportagem como ficará esta situação, porém, para os Riomafrenses é preferível continuar como está, pois, se mudar para o código 41, as ligações de Mafra para Rio Negro, ou vice-versa, seriam caracterizadas como interurbano, o que seria mais oneroso para os usuários de ambos os municípios.
O benefício real desta mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, os preferidos dos usuários.
A estimativa é de que a redução das tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de telefonia fique em torno de 60%, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.
Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.
Área Local é a área geográfica de prestação de serviços, definida pela agência segundo critérios técnicos e econômicos, onde é prestada a telefonia fixa na modalidade local.
As alterações do regulamento sobre áreas locais para a telefonia fixa foram publicadas no dia 3 de maio por meio da resolução ANATEL nº 666/2016 e estabelecia um prazo de 180 dias paras entrada em vigor da medida.
VEJA COMO FICOU AS ÁREAS E LOCAL FORMADA POR CONJUNTO DE MUNICÍPIOS PERTENCENTES À REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA (PR) E JOINVILLE (SC)
Paraná – Área Local de Curitiba – Código 41
Desde domingo, ligações entre estes municípios são consideradas locais: Adrianópolis; Agudos do Sul; Almirante Tamandaré; Araucária; Balsa Nova; Bocaiúva do Sul; Campina Grande do Sul; Campo do Tenente; Campo Largo; Campo Magro; Cerro Azul; Colombo; Contenda; Curitiba; Doutor Ulysses; Fazenda Rio Grande; Itaperuçu; Lapa; Mandirituba; Piên; Pinhais; Piraquara; Quatro Barras; Quitandinha; Rio Branco do Sul; Rio Negro; São José dos Pinhais; Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Santa Catarina – Área Local de Joinville – Código 47
Desde domingo, ligações entre estes municípios são consideradas locais: Araquari; Balneário Barra do Sul; Barra Velha; Bela Vista do Toldo; Campo Alegre; Corupá; Garuva; Guaramirim; Irineópolis; Itaiópolis; Itapoá; Jaraguá do Sul; Joinville; Mafra; Massaranduba; Monte Castelo; Papanduva; Rio Negrinho; São Bento do Sul; São Francisco do Sul; São João do Itaperiú; Schroeder e Três Barras.