Nesta semana, diversas ações serão realizadas em Santa Catarina para marcar a celebração do dia mundial de combate à AIDS, comemorado em 1º de dezembro. As atividades programadas terão como focos o incentivo ao uso de preservativo e a conscientização da população em relação às formas de prevenção ao HIV/AIDS e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento.
A Secretaria de Estado da Saúde inicia as atividades alusivas à data já na segunda-feira, com a abertura do Seminário de Boas Práticas para Ampliar a Adesão ao Tratamento de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, que será realizado segunda e terça-feira, dias 28 e 29, em Florianópolis, pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). O evento reunirá 150 profissionais de saúde atuantes nos Serviços Especializados e nos Centros de Testagem e Aconselhamento de Santa Catarina. Estarão em debate temas como panorama epidemiológico, prevenção combinada, o papel do profissional de saúde na corresponsabilidade da adesão ao tratamento e a atuação das organizações não governamentais. O evento também contará com o relato de experiências e a apresentação de práticas exitosas.
Em Mafra, será realizado o 1º Show de Talentos, com apresentações de teatro, paródia e poesias com enfoque na prevenção das DSTs/AIDS. O evento acontecerá a partir das 13h30min no auditório da Universidade do Contestado.