Na segunda-feira (5), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciou as diplomações dos candidatos eleitos das eleições municipais 2016. Segundo o calendário eleitoral, 19 de dezembro é o último dia para que as cerimônias aconteçam.
Em Mafra, a diplomação dos eleitos ocorrerá na próxima semana, dia 15 de dezembro, às 13h30min, na Câmara de Vereadores e será presidida pela juíza eleitoral Liana Bardini Alves, acompanhado do promotor, eleitoral Alício Henrique Hirt e do chefe do cartório eleitoral Nilton Carlos Ferreira. A cerimônia também será aberta aos familiares, amigos e partidários dos candidatos.
Os diplomas dos eleitos serão também impressos e entregues na cerimônia de diplomação. Já as versões digitais dos diplomas ficarão disponíveis no site do TRE-SC. A entrega e a disponibilização dos diplomas ficam condicionadas a dois requisitos: julgamento da prestação de contas e apresentação da quitação militar.
A coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa, destacou que somente os eleitos receberão os diplomas nas solenidades. “Em outras eleições, nós imprimíamos os diplomas dos suplentes e eles ficavam no cartório para retirada. Porém, nós começamos a perceber que muitos diplomas ficavam nos cartórios e não eram retirados. Esses documentos estão guardados até hoje conosco. Por isso, para facilitar o nosso trabalho, e com a chegada da assinatura digital, os diplomas dos suplentes, assim como os dos eleitos, estarão disponíveis, a partir de agora, na página do TRE-SC”.
A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. A diplomação compete aos órgãos colegiados da Justiça Eleitoral (TSE, TRE ou Junta Eleitoral). No caso de eleições municipais, como as de 2016, o presidente da junta eleitoral será o responsável pela entrega dos diplomas.
Em Mafra serão diplomados o prefeito reeleito Wellington Bielecki, e os 13 vereadores: Marcos Witt (Wittinho) PDT; João Carlos Reiser (João Enfermeiro) PSD; Vanderlei Peters (Vande da Farmácia) PDT; Elcion José Peters (Elcio do Hospital) PSD; Dimas Humenhuk (PTB); Cirineu Corrêa Cardoso (Sgt. Cirineu) PDT; Adilson Sabatke (PP); Valdir Sokolski (PSB); Claudia Bus (PTB); E os vereadores reeleitos: Abel Bicheski (Bello) PR; Eder Gielgen (Professor Eder) PMDB; Marise Valério Braz de Oliveira (PMDB) e o atual presidente da Câmara: Edenilson Schelbauer PSB.
Confira a data das diplomações de algumas cidades vizinhas:
No dia 08 foram diplomados os eleitos dos municípios de Canoinhas e Major Vieira. No dia 09 os eleitos de Três Barras; Dia 14 os de Itaiópolis e Santa Terezinha; No dia 15 Porto União; Já no dia 16 os de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho, Monte Castelo e Papanduva.