Final de ano chegou. É tempo de festas, dar uma pausa na rotina e reunir a famÃlia e os amigos. A ocasião convida também à reflexão, ao perdão e à valorização da vida.
É verdade de todos – ou quase todos – estão com o orçamento apertado e é preciso planejar com mais cuidado os gastos com presentes e com o cardápio, mas é possÃvel comemorar as datas com a mesma alegria.
A comida é o item mais esperado. Apesar de pouco a pouco estarmos perdendo algumas tradições, como, por exemplo, comer castanhas e lombo assado somente no final do ano, alguns alimentos são bem mais lembrados no Natal e no Ano Novo.
Por isso mesmo, os preços de alguns estão nas alturas, então use a inteligência na hora de planejar o cardápio.
Aposte nas frutas nacionais, próprias dessa época, tais como os pêssegos e as ameixas que estão com os preços bem acessÃveis.
As frutas têm alto teor de água e fibras, elas ajudam na absorção do colesterol e na saciedade.
Os assados não podem faltar? As aves natalinas que você compra prontinhas para assar são boas opções; rendem bastante e têm pouca gordura. E não podemos nos esquecer do bom e velho frango assado que por muito tempo reinou absoluto na ceia de Natal ou Ano Novo.
É verdade que o frango está presente o ano inteiro, mas para as festas de final de ano, a ave pode ganhar um incremento no tempero e na farofa e aparecer repaginado. É delicioso e não pesará tanto no bolso.
Não importa qual será o cardápio, é certo que as pessoas exageram no prato, afinal é difÃcil resistir à s guloseimas, principalmente à s sobremesas. Sabe aquelas reuniões de famÃlia na qual as tias trazem um prato? Sempre os tais pratos são irresistÃveis e tem que experimentar todos eles, porque senão comer esse ou aquele, você vai gerar mágoas na cozinheira que poderão durar o ano novo inteiro.
Como essa é a regra, vamos relaxar e aproveitar as festas. Paralelamente, não descuide da hidratação do corpo. A ingestão dos caprichados temperos pedirá mais água, então aumente o consumo do precioso lÃquido e assim vá equilibrando seu organismo.
Outra dica: tem um intervalo de uma semana entre Natal e Ano Novo, aproveite esse tempo e volte à sua rotina normal de alimentação, talvez aumentando o consumo de frutas e verduras, e deixe para consumir as carnes nos dias de festas.
Como já dito, vamos valorizar a vida. E cuidar para que a alimentação seja saudável em todas as épocas do ano, evitar o desperdÃcio, evitar o consumo desnecessário procurando viver com menos, são atitudes que ajudarão a tornar o mundo um pouquinho melhor.