No ano do centenário de Mafra, os vereadores estão propondo uma homenagem às mulheres mafrenses que fazem história e contribuem em causas sociais. Se aprovado o projeto, a cada ano uma mulher será escolhida para receber uma medalha de mérito cidadã mafrense no dia internacional da mulher, em 8 de março.
A ideia central é valorizar as mulheres do município e seus trabalhos desenvolvidos. No projeto, está proposto escolher anualmente uma homenageada. A escolha será feita por meio de uma indicação encaminhada à mesa diretora da Câmara, acompanhada da respectiva biografia e de justificativa para escolha.
“É importante valorizar essas guerreiras, que saíram do trabalho do lar para engrandecer a cidade. São mulheres fortes e integras, precisamos reconheça-las em vida” – afirma presidente da Câmara, vereador Eder Gielgen.
Para avaliar as indicações, será constituída uma comissão da Medalha de Mérito Cidadã Mafrense, composta por cinco vereadores com representação partidária. O nome da homenageada será enviado à mesa diretora previamente e divulgado na sessão anterior à sessão de entrega da medalha.
O projeto foi votado na tarde do último dia 23, e aprovado por unanimidade com emenda modificativa. Serão escolhidas 13 mulheres para marcar os 100 anos de Mafra, uma indicação por vereador.