No dia 3 de abril, o 5º Regimento de Carros de Combate comemorou seu 73º aniversário de criação. A solenidade, que contou com a presença de autoridades militares e civis, iniciou com a tropa em forma, seguida de uma homenagem ao regimento, com um desfile de viaturas históricas da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas. Em seguida foi feita a entrega da medalha “Sangue Rionegrense” e medalha “Tenente Ary Rauen” a militares e autoridades civis da região, bem como o diploma de “Amigo do Regimento” a personalidades civis que prestaram serviços relevantes ao 5º RCC.
A cerimônia terminou com um desfile dos militares e ex-integrantes, bem como de viaturas diversas, incluindo um pelotão de Carros de Combate do “Quinto de Tanques”. Após a solenidade, foi servido um almoço aos convidados, onde integrantes de ontem e de hoje puderam se congraçar e relembrar os momentos vividos nesses mais de 70 anos de história.
1º ENCONTRO COM A RESERVA E RECEBIMENTO DA CARTA FERROVIÁRIA
No dia 31 de março, o 5º Regimento de Carros de Combate realizou o 1º Encontro com a Reserva, visando atualizar este público a respeito de assuntos de saúde (FUSEx) e sobre o Sistema de Proteção Social das Forças Armadas. Na oportunidade, antigos integrantes do “Quinto de Tanques” puderam se reencontrar e receber estas informações do Comandante do Regimento.
Na sequência, foi realizado o recebimento de uma Carta Ferroviária, doada por Luiz Bernardo Mann, relativa à construção do trecho da ferrovia que liga as cidades de Rio Negro – PR e Bento Gonçalves – RS, como forma de homenagear os antigos integrantes do 2º Batalhão Ferroviário – “Batalhão Mauá”, que antecedeu o 5º RCC em Rio Negro.
HISTÓRICO
O 5º Regimento de Carros de Combate foi criado em 03 de abril de 1944, com a denominação de 1º Regimento Moto Mecanizado, Unidade orgânica da 1ª DC da 3ª RM. Seu primeiro comandante foi o Coronel Cyro Riopardense, tendo o regimento se instalado na cidade de Santo Ângelo – RS, “Capital das Missões”, ocupando o aquartelamento do 4º Regimento de Cavalaria Independente, que de lá havia sido transferido.
Em 1946, em virtude da reestruturação do Exército, passou a denominar-se 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado e em 05 de maio de 1954, 1º Regimento de Reconhecimento Mecanizado. Pode-se inferir, por estas denominações, que esta Unidade foi uma das precursoras da motomecanização do Exército Brasileiro.
Em 22 de dezembro de 1971, embalado pela modernização das Forças Armadas, foi transformado no 5º Regimento de Carros de Combate e transferido para o Estado do Paraná, onde passou a ser uma das peças de manobra da 5ª Brigada de Infantaria Blindada.
Chegou à cidade de Rio Negro em 13 de agosto de 1973, ocupando as instalações que haviam sido utilizadas pelo 2º Batalhão Ferroviário, de 1938 a 1964, e pelo 3º Batalão de Comunicações do Exército, no período de 1965 a 1971.
Até recentemente, a Unidade possuía os Carros de Combate do tipo M-41, equipado com canhão de 90mm. Em 1997, o Regimento foi dotado com o que existe de mais moderno em nosso Exército com relação as tropas blindadas, os Carros de Combate M-60 A3 TTS. Essa versão pertence à geração dos blindados computadorizados e as inovações tecnológicas introduzidas nesse modelo proporcionaram um salto de qualidade no seu desempenho operacional, transformando o Regimento em um dos núcleos de modernidade da Força Terrestre.
Atualmente o Regimento encontra-se plenamente integrado à comunidade civil, tendo participação significativa em todos os eventos locais o que justifica o elevado prestígio e alto nível de confiabilidade que goza junto à população em geral.
A denominação “Regimento Tenente Ary Rauen” se deu através da portaria 206 de 04 de abril de 2005, que foi publicada no Boletim do Exército nº 16, 22 de abril de 2005
MAIS MODERNO DO BRASIL
A exatos um ano atrás estava sendo inaugurado a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate tenente Ary Rauen, em Rio Negro, durante as comemorações do 72º aniversário do regimento. Uma grade cerimônia marcou a mudança, em definitivo, para as novas e modernas instalações, às margens da BR 116 em Rio Negro/PR, com presenças ilustres, autoridades militares da mais alta patente do exército brasileiro como a do chefe do estado-maior do Exército, general Sérgio Westphalen Etchegoyen, filho do general Léo Guedes Etchegoyen, antigo comandante do regimento e que foi homenageado, dando o nome ao novo pavilhão de comando, assim como ocorrera em 2005 nas antigas instalações, onde foi lido o Curriculum Vitae do homenageado.