A Prefeitura de Mafra está finalizando a revisão do Plano Diretor Participativo, para ser apresentado à sociedade que fará a discussão e mudanças necessárias, antes de ser transformado em lei para ser enviado à Câmara Municipal.
Em paralelo à revisão, segundo equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano responsável pela tarefa, está sendo formado o Conselho Municipal da Cidade, que será composto por membros da sociedade civil e do poder público. O conselho será o responsável pela discussão e aprovação dos anexos da lei.
O Plano Diretor do MunicÃpio data de 1991, tendo sido revisado somente em 2006. A atualização do plano cumpre uma exigência do Estatuto das Cidades, para modernizá-lo, adequando-o à s necessidades atuais do municÃpio, nas questões relativas à acessibilidade, mobilidade urbana e transporte coletivo, entre outras. Dentre os vários pontos a serem alterados pela revisão estão, por exemplo, o código de obras e uso do solo, o Código de posturas, além da questão de regulamentação das edificações em áreas de enchentes.
Após concluÃda a revisão do plano diretor, que se prevê até o fim de maio, ele será encaminhado para o departamento JurÃdico da Prefeitura, para transformá-lo em lei para então dar inÃcio à s audiências públicas para discussão popular.
“O Plano diretor expressa o projeto de cidade que queremos e suas diretrizes visam promover o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida da população e o bem estar da comunidade. A promoção do acesso à terra urbanizada e o combate aos terrenos baldios também são benefÃcios promovidos pelo Plano Diretorâ€. (Cartilha Plano Diretor e Cidadania participativa).
Recentemente o jornal Gazeta de Riomafra fez uma reportagem com relação as cidades da região que ainda estavam com plano diretor pendente perante o TCE.
Alguem pode me dizer porque em pleno ano 2017 a prefeitura ainda nao criou uma lei que padroniza as calçadas;
Qualquer lugar civilizado do mundo e com o minimo de planejamento urbano tem as calçadas padronizadas, todas iguais e do mesmo material….. Beira o ridiculo uma calçada diferente da outra na mesma rua, elas vao de acordo com o gosto dos proprietarios dos imoveis…..