Entre os dias 29 de maio e dois de junho, o ônibus do programa “Mulher, Viver Sem Violência” irá visitar comunidades rurais de três municípios da região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra: Campo Alegre, Rio Negrinho e Mafra.
Para apresentar o programa, a coordenadora Estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Aretuza Larroyd, participou, na tarde da última segunda-feira, 15, de uma reunião preparatória na sede da ADR Mafra. Estavam presentes no encontro o secretário executivo da ADR, os gerentes nas áreas de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Saúde e Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, a coordenadora Estadual de Mulheres da Fetaesc, representantes das secretarias de assistência social dos três municípios e representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Mafra.
O programa é direcionado às mulheres que vivem nas áreas rurais e que, muitas vezes, desconhecem os seus direitos e as formas de violência de que podem ser vítimas. A unidade móvel, oferecida pelo Governo Federal em parceria com o estado de Santa Catarina e os municípios, é preparada para transitar em áreas rurais e está equipada com salas para o atendimento individual, garantindo a recepção adequada para o enfrentamento da violência contra a mulher no campo.
Cada município selecionará a área rural mais adequada para a permanência do ônibus, estruturando ainda o atendimento e as parcerias com entidades federais, estaduais e municipais como CRAS e CREAS, OAB, Polícias Civil e Militar, Epagri, Cidasc, sindicatos de trabalhadores rurais, Conselho Tutelar entre outros.
O cronograma de visitação do ônibus ficou definido da seguinte forma:
– Dia 29 de maio – Município de Campo Alegre;
– Dias 30 e 31 de maio – Município de Rio Negrinho;
– Dias 01 e 02 de junho – Município de Mafra.