A Arte como Elo de Interação no Processo de Ensino e Aprendizagem foi o tema dos dois dias de encontro entre os profissionais que trabalham com educação infantil nos dez municípios que compõem a AMPLANORTE. O evento foi um apelo do Colegiado de Educação da Associação, atendido pela Universidade do Contestado – UnC.
Na abertura, realizada na quinta-feira (20), na UnC, em Mafra, a secretária de educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado, representando as secretarias de educação da Associação lembrou que o evento serve para ressaltar a ternura, os sentimentos infantis e a vontade de aprender. Enfatizou, ainda, que a responsabilidade dos profissionais para com as crianças é a formação integral, por isso pontuou que todos os que estavam ali presentes fazem a diferença na formação do caráter dos alunos.
Mais de 300 profissionais foram capacitados para melhorar a postura em sala de aula, atentando para as artes, a música, a leitura verbal e não verbal e a ludicidade.
Através de palestras e workshops ministrados por docentes da área de Artes e da educação, o evento visou colaborar com a representação e interpretação do mundo, não apenas na disciplina de Arte, mas que ela seja o elo integrante de toda a grade curricular permeando a Educação Infantil, o Fundamental e o Médio.
Tendo como foco a Educação Infantil, os workshops foram pautados no desenvolvimento infantil-cognitivo, sensorial, sócio emocional, motor e linguístico. A capacitação seguiu até a sexta-feira.