Na noite desta quarta-feira (23), na sede da Amplanorte a Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Mafra promoveu uma palestra para apresentação do Observatório Social, entidade para o exercício da cidadania, democrático e apartidário que reúne entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública nos municípios.
A palestra foi o pontapé inicial para a instalação do Observatório Social em Mafra, entidade de importância incontestável para fiscalização dos atos do poder público municipal que é composto por cidadãos que buscam a transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos. O OS atua como pessoa jurídica, com trabalho técnico no monitoramento das compras públicas, acompanhando desde a publicação do edital de uma licitação até a entrega do produto ou serviço, agindo assim, preventivamente no controle dos gastos públicos.
O Observatório Social atua em outras frentes, como: educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas; e, na construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte.
Estiveram presentes na palestra entidades não governamentais, vereadores, representantes do judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, ACI, CDL e comunidade em geral.
RIO NEGRO
A comunidade e as forças vivas do município rionegrense ainda não demonstraram interesse em implantar o OS em Rio Negro. Basta um pouco de interesse já que Mafra implantou e pode auxiliar os passos para sua implantação também em Rio Negro. Inclusive participando das reuniões que são realizadas em Mafra.
Segundo os organizadores que implantaram o OS em Mafra, estão dispostos a auxiliar na implantação do mesmo em Rio Negro, basta a comunidade local despertar o interesse.