A Caravana Literária, iniciativa da biblioteca pública do Paraná que faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura que, entre 24 de agosto e 29 de setembro, promove atividades de incentivo à leitura com entrada gratuita, esteve em Rio Negro na tarde de ontem 29.
O evento foi na Biblioteca Pública Municipal professor Venceslau Muniz e contou com a apresentação da cronista e escritora paranaense Adriana Sydor, autora de Toda Prosa (2015) e Salve o compositor (2016). Ela publica desde 2013 suas crônicas na Revista Ideias, e ministra ainda palestras com a temática “Música e Sala de Aulaâ€. Durante o evento os participantes participaram de uma roda de leitura e puderam trocar experiências com a escritora.
As atividades do Mês da Literatura seguem até 29 de setembro e, além da Carava Literária, incluem contação de histórias, oficinas e a exposição itinerante “Palavras do Paranáâ€. A programação teve inÃcio no dia 24 de agosto, em Maringá, com o show “Leminskanções†— a data de abertura faz referência ao dia de nascimento do poeta Paulo Leminski (1944–1989).
A Caravana Literária vai até 23 de setembro, onde 15 autores percorrerão 30 municÃpios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário.