Pode ser para adquirir um automóvel novo porque a famÃlia cresceu e um utilitário é mais adequado, ou até para investir o dinheiro em novos empreendimentos. Vender o carro provoca uma certa apreensão. Afinal, é uma transação que demanda alguns cuidados. Contudo, preparando bem o seu veÃculo, fica fácil realizar uma transação justa e sem complicações.
Para ajudá-lo(a), separamos algumas dicas importantes. Confira.
1. Prepare seu veÃculo para a venda a partir do momento que você o adquire
O carro pode vir com aquele cheirinho de novo ou ser bem usado, em algum momento você vai acabar negociando seu automóvel. Por isso, a dica é: mantenha bem o seu automóvel. Da limpeza do dia a dia à s revisões e reparos, quanto mais bem cuidado for o veÃculo, maior será o valor de revenda.
2. Faça as revisões nas concessionárias
Mesmo que seja um pouco mais caro, faça todas as revisões obrigatórias e manutenções na concessionária autorizada. O mais importante: guarde todas as notas e comprovantes de serviços. Isso prova que você realizou o trabalho com equipe capacitada e utilizou peças e equipamentos originais.
3. Faça uma revisão completa
Verifique óleo, pastilhas de freio, fluidos, filtros e lubrificantes. Faça aquela revisão que vai deixar o carro no ponto para o próximo cliente. Mas foque no que vai interferir no desempenho do carro. Se os pneus estiverem em bom estado, não precisa trocá-los. O mesmo vale para reparos de pequenos riscos e amassados.
4. Guarde o manual e a chave extra
O manual do veÃculo tem os carimbos das revisões obrigatórias e garantem uma valorização maior do veÃculo. Assim como a chave reserva é uma peça bem considerada na hora de calcular o valor do automóvel.
5. Mantenha o máximo de peças originais
Por mais bonitas e interessantes que sejam as customizações, retire todas que puder, pois reduzem o valor de mercado do seu veÃculo. Por outro lado, acessórios originais, como vidros elétricos, ar condicionado e outras melhorias oferecidas pelo fabricante do automóvel são bem-vindas.
6. Prepare a documentação
Para realizar uma transferência de automóvel com segurança e garantia à s partes envolvidas, é importante separar e verificar a validade do Certificado de Registro e Licenciamento de VeÃculo (CRLV), do Certificado de Registro de VeÃculo (CRV) e confirmar o pagamento das taxas do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e de licenciamento e multas.
7. Tem um seminovo? Não tenha medo de vender
Negocie seu automóvel antes de ele sair de linha ou ser reestruturado. Versões “antigas†dos veÃculos perdem valor muito rápido. O mesmo vale para a garantia do seu carro. Se possÃvel, troque de automóvel antes de a garantia expirar.
8. Tenha um seguro automotivo
Nossa primeira dica foi sobre cuidar sempre do carro. E não é essa a especialidade de uma boa seguradora é capaz de fazer? Seja em caso de acidentes ou panes, o suporte de uma companhia de seguro de carros (saiba mais) garante que seu carro será cuidado por profissionais qualificados, com peças originais e sem “gambiarras†e “remendos†que podem danificar seu veÃculo e prejudicar a sua segurança e a do(a) próximo(a) motorista.
Cuidar bem do automóvel todos os dias, com o suporte de profissionais certificados e de uma empresa de seguros automotivos reconhecida, é a melhor maneira de preparar seu carro antes de vendê-lo.