A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recomenda que as sobras de alimentos e de gordura, utilizadas para a produção de alimentos, não sejam descartadas nas redes coletoras de esgoto. “O descarte incorreto pode causar entupimento, rompimento de rede e retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou o extravasamento na rua. Assim, não devem ser despejados esses materiais nos pontos de saÃda do esgoto – nem na cozinha, nem no banheiro e nem na lavanderia. Mesmo nas festividades de fim de ano, nas comemorações do Natal e do Ano Novo, é preciso sempre fazer o descarte correto dos resÃduosâ€, diz o gerente geral da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi.
Ele explica que as redes de esgoto estão dimensionadas para conduzir apenas o esgoto doméstico resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha, praticamente lÃquido, até à s estações de tratamento. Materiais como óleo de cozinha, restos de comida, embalagens plásticas, panos, pedaços de madeira, entulho de construção, fraldas, cabelos, papel higiênico e preservativos, por exemplo, são alguns dos mais comuns encontrados dentro das redes quando a Sanepar faz consertos.
Óleo – Um dos maiores problemas é o óleo de cozinha, que se fixa nas paredes das tubulações, se junta a outros materiais descartados indevidamente e, ao esfriar, cria uma crosta que entope as redes. “A Sanepar recomenda que o óleo de cozinha não seja despejado na pia, no vaso sanitário ou mesmo diretamente na terra porque isso pode entupir as redes de esgoto e poluir o meio ambiente. O óleo usado deve ser reciclado, doado para reciclagem ou descartado no lixo reciclável. Prefira sempre acomodar o óleo usado em garrafas plásticasâ€, diz Gerardi.
A empresa mantém o programa Trate Bem a Rede, que busca conscientizar a população sobre os cuidados com a rede de esgoto. Conheça as principais recomendações para o bom funcionamento da rede de esgoto:
PODE IR PARA A REDE DE ESGOTO:
- Ãgua de banho e descarga;
- Ãgua de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque;
- Ãgua de ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço;
- Ãgua de máquinas de lavar roupas e louças.
NÃO DEVE IR PARA A REDE DE ESGOTO:
- Ãgua da chuva;
- Papéis e panos;
- Restos de comida;
- Óleo de cozinha;
- Cigarros;
- Plásticos;
- Cabelo;
- Fraldas, absorventes e preservativos;
- Outros objetos que possam entupir o encanamento.