Aconteceu na última quinta-feira 14/12, a cerimônia do Primeiro Frutaiópolis – “Abertura Simbólica da Colheitaâ€, com o objetivo de divulgar a produção oriunda da fruticultura e as propriedades rurais do municÃpio.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itaiópolis e Prefeitura Municipal de Itaiópolis, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Agricultura, Departamento de Turismo e Cultura, tendo como parceiros a Epagri o Conselho Municipal de Turismo e a Associação Empresarial de Itaiópolis.
Os anfitriões Edemar Seidel (Alemão), Julieta e famÃlia, recepcionaram o prefeito Reginaldo Fernandes e demais autoridades, parceiros envolvidos, instituições, agricultores e patrocinadores.
O Frutaiópolis – Abertura Simbólica da Colheita – surgiu da intenção de divulgar a produção do municÃpio na área da Fruticultura, servindo como “vitrine†para tornar conhecido na região todo o empenho e os investimentos realizados por parte dos fruticultores. Mais que simplesmente produzir, existe a dedicação em produzir e abastecer o mercado com frutas de excelente qualidade.
São mais de 30 fruticultores, produzindo mirtilo, amora preta, uva, morango, pêssego, ameixa, pera, maçã, laranja, maracujá e tangerina. Itaiópolis figura como o segundo maior produtor catarinense de tangerina e o terceiro de pêra.
No planalto norte é o maior produtor de frutas, com área ocupada superior a 150 ha, somando todas. O valor da produção é superior a 3 (três) milhões de reais por ano.
O Frutaiópolis tem como participantes as propriedades de Silvano Pamfil, Wilson Marciniak, Jean e Aleson Mireski, Mário Zap e Edemar Seidel, que começaram a organizar-se para a recepção de visitantes que buscam apreciar a florada, a paisagem e a colheita e estão encaminhando-se para a atividade de turismo na agricultura familiar, que oportuniza conhecer sobre a organização da pequena propriedade, privilegiando o contato com a natureza e as tradições locais.
Essas receberam durante a implantação do Frutaiópolis, nos últimos dois anos, visitas técnicas da Epagri, do Departamento de Turismo e Cultura, do Comtur e parceiros locais, para cadastro, diagnóstico, orientações e adequações que resultaram nos banners de identificação, sinalização e informações do processo de produção. O material produzido facilita a mediação e o diálogo com o turista.
Empresas locais e regionais patrocinaram a sinalização das propriedades que participam desta primeira etapa. Cresol, Copérdia, Afubra, Itafértil, Sicoob e Associação Empresarial de Itaiópolis.
O Frutaiópolis – “Abertura Simbólica da Colheita†foi o primeiro passo visando o desenvolvimento turÃstico do municÃpio por meio da fruticultura nas propriedades da agricultura familiar.