Sem dinheiro para a manutenção (tapa-buracos e duplicação) da BR-280 o Governo Federal anuncia a sua privatização. A informação foi publicada no Estadão deste domingo (11). O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro, também confirmou a notícia.
A privatização será por trechos e as concessionárias terão a obrigação de realizar a manutenção e reparos da rodovia como tapas-buracos, sinalização e corte vegetação, serviços que não necessitam altos investimentos. Duplicação e obras de grande porte não estão previstas na licitação. As empresas vencedoras serão autorizadas a cobrar pedágio nos trechos administrados por elas.
A previsão para o lançamento dos editais de licitação é de 60 dias. Serão licitados três lotes que juntos somam mil quilômetros de extensão, todos os trechos receberam obras do Dnit recentemente. A licitação deve ocorrer no segundo semestre e os contratos terão prazo de 10 anos e serão fiscalizado pelo próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em vez da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como é em outras rodovias federais privatizadas, como a BR-116.
Sou usuário dessa rodovia, não vejo a necessidade de privatizar com o compromisso de tapar os buracos, cortar a vegetação e manter a sinalização; é uma obrigação muito pequena para a empresa que vier a assumir a rodovia. Essa rodovia precisa ser duplicada em alguns trechos além de outras melhorias; não basta apenas cobrar do usuário é preciso qualidade para fazer jus ao valor que será cobrado.
mas uma bela taxa pra pagar . como senao bastase a quantidade de impostos sao imbutidos em tudo que adquerimos diaramente . porque entao pagar IPVA do carro .
Boa tarde coloquem um pedágio na BELA VISTA em Mafra, que será muito bem vindo pela população…..