Os vereadores Adilson Sabatke (PP) e Cirineu Corrêa Cardoso (PDT) visitaram o aterro sanitário na última terça-feira. O objetivo da visita foi conhecer a destinação final do lixo doméstico e também as inovações apresentadas pela Seluma.
O aterro está a 15 anos no municÃpio. Atualmente, 21 municÃpios destinam o lixo doméstico para Mafra. A capacidade mensal do aterro é de sete mil toneladas, Mafra é responsável por 640 toneladas. Além disto, a empresa trata o chorume, lÃquido que surge do processo de decomposição, que é devolvido à natureza com uma taxa de 93% de recuperação.
Segundo o gerente da Seluma, Dion do Prado, é fundamental darmos uma destinação final correta ao lixo, quem ganha é a sociedade e, principalmente, o meio ambiente.
A Seluma está investindo R$ 40 milhões na construção de uma usina gaseificadora em parceria cm a Universidade Federal do Paraná. Durante cinco anos, um protótipo foi testado em Araucária. A matéria para geração de energia é o lixo. Agora, o projeto está em fase final e irá levar energia a 10 mil residências quando finalizado.
Para os vereadores, a visita foi fundamental para esclarecer as dúvidas sobre a destinação final do lixo. E também saber que Mafra é pioneira na geração de energia através do lixo.