A Secretaria de Estado da Saúde promoveu na última sexta-feira (13), capacitação sobre ART (Tratamento Restaurador Atraumático) para profissionais da rede de saúde bucal Paraná.
O evento aconteceu em Curitiba, na sede da Secretaria, e foi transmitido via videoconferência para 21 regionais de saúde do estado, totalizando mais de 200 técnicos, coordenadores, enfermeiros, auxiliares e profissionais da odontologia.
A qualificação foi elaborada a partir do projeto-piloto de Tratamento Restaurador Atraumático, iniciado em 2017 na 21a regional de saúde – Telêmaco Borba. O programa tem como objetivo diminuir os índices de extração dentária, também conhecida como exodontia, e implementar a linha guia da saúde bucal.
A coordenadora estadual da Rede de Saúde Bucal, Érika Feller, comenta que não é apenas um projeto de capacitações, mas de tutoria da saúde bucal. “Queremos expandir as práticas de prevenção, promoção e estratificação de risco. Para isso, é importante a confluência e harmonia do trabalho intersetorial”, diz.
O programa piloto teve adesão inicial de 20 equipes de saúde bucal. Atualmente, conta com a participação de mais de 500 equipes das unidades de Saúde. “Foi perceptível a diminuição dos índices de exodontia e na qualidade do atendimento e da recuperação dos pacientes”, relata a técnica da Rede de Saúde Bucal do estado, Gabriela Afonso.
APRENDIZADO
Para o coordenador de Saúde Bucal do município de Quitandinha, na 2ª Regional de Saúde – Metropolitana, Luiz Henrique Lemos, a implementação do projeto-piloto contribuiu para diminuir os casos de cárie e problemas dentários na cidade.
“É a segunda capacitação que participo, e estou adorando. Hoje vim acompanhado da minha equipe, e estamos satisfeitos com todos os processos e orientações que estamos recebendo”, relata o cirugião-dentista.
A oficina foi dividida em dois momentos. Durante a manhã foi apresentada informações e conceitos teóricos e de tarde, foi realizada oficina prática. A coordenadora de Saúde Bucal da 10ª Regional de Saúde – Cascavel, Geisa Esbairani, elogia a iniciativa da Secretaria. “Foi a melhor videoconferência que participei. Foi muito produtivo, excedeu às expectativas e sanou todas as dúvidas que muitos profissionais da minha equipe tinham. É a largada primordial para um projeto desse porte”, relata Geisa.
“Queríamos lembrar aos dentistas que mais do que restaurar dentes, eles são profissionais da Saúde, que eles precisam ver o paciente além das ocorrências dentárias e permitir mudar os paradigmas da odontologia e contribui para uma melhora completa na sustentação e promoção da saúde no Paraná”, finaliza Érika Feller.