Desde janeiro, a Secretaria de Saúde de Mafra está trabalhando com estoque reduzido das vacinas Pentavalente e BCG. A situação acontece não só em Mafra, mas em todo território nacional. A Secretaria justifica que como as vacinas são compradas pelo Ministério da Saúde (MS), este as repassa às secretarias de saúde dos estados, de acordo com a necessidade de cada unidade da federação.
ENFRENTAMENTO
Para enfrentar esta situação de desabastecimento em Mafra, o estoque da vacina pentavalente foi dividido de maneira igualitária para as unidades de saúde que possuem sala de vacina. “As unidades já foram orientadas a manter o cadastro das crianças após o término do estoque municipal para que posteriormente executem a busca ativa das criançasâ€, tranquilizou a enfermeira Francesli Pereira, da Vigilância Epidemiológica de Mafra.
VACINA BCG
A vacina BCG se caracteriza pela proteção das formas mais graves da Tuberculose e é aplicada na criança ao nascer. Em Mafra, único local onde está sendo feita a aplicação desta vacina é na ESF Central/Vigilância Epidemiológica. A centralização está sendo uma estratégia para que não haja desperdÃcio e para que maior número de crianças possa ser imunizado, uma vez que os frascos distribuÃdos são de 20 doses com validade de seis horas após aberto.
A Secretaria de Saúde de Mafra pede aos pais ou responsáveis que realizem o agendamento da vacinação de BCG no ESF Central/Vigilância Epidemiológica. O endereço é rua Marechal Floriano Peixoto, esquina com a rua São João Maria. O telefone é 3642-7775 ou 3642-5867. Vale lembrar que o agendamento pode ser feito por meio das Unidades de Saúde de cada bairro no momento da realização do Teste do Pezinho. “Esta medida será adotada até que a distribuição seja normalizadaâ€, concluiu a enfermeira.